Preparar os canais de vendas para épocas sazonais, como o Natal, é fundamental para empreendedores que desejam aproveitar a alta do varejo nesse período e aumentar o faturamento da sua marca.
Contudo, é preciso entender quais são os principais canais de venda e como utilizá-los da melhor maneira possível.
Neste artigo, apresentamos os principais canais de vendas e como utilizá-los para impulsionar o faturamento da sua loja no Natal.
Confira abaixo!
Vender no natal vale a pena?
Antes de explicar quais os melhores canais de venda para o natal, vamos entender a importância da data para o varejo e se vale a pena ou não, investir no evento.
No varejo, o final de ano é muito bom para as vendas.
Impulsionado pela Black Friday em novembro e pelo Natal e Reveillon em dezembro, o período pode ser a fonte de lucro para lojas que, muitas vezes não faturaram tanto durante o ano.
Pra se ter uma ideia, no natal de 2023, as vendas atingiram cerca de R$ 70 bilhões.
O que representa um aumento de 5,6% no faturamento em relação ao ano de 2022.
Os dados foram da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
Como você pode ver, a data é sim, muito importante e vale a pena separar alguns meses de preparação para ela (estoque, promoções e atendimento ao cliente para atender toda a demanda exigida).
Por que se preparar com antecedência para o Natal?
O período natalino costuma ser de grandes compras e de muita movimentação.
No entanto, é um erro comum empreendedores não se prepararem com antecedência para a época e deixarem de fechar boas vendas.
Isso porque, nos meses que antecedem o Natal, muitos consumidores já estão em busca do presente ideal e por promoções que sejam atraentes e que superem as suas expectativas.
Portanto, para os empreendedores, é o momento de começar a planejar e estruturar as ações que vão cativar e despertar o interesse de seus clientes.
Alguns cuidados devem ser observados para que a alta procura nesse período não seja um transtorno.
Não há um tempo ideal para começar a sua preparação para o natal, mas é importante pensar o quanto antes em estoque, promoções e até mesmo fazer a remarcação de produtos parados em estoque para que eles tenham saída neste período.
Canais de vendas para faturar alto no Natal
Há muitas opções para a comercialização de produtos em épocas sazonais e não existe um canal que seja melhor do que o outro.
O importante é saber exatamente qual é o objetivo do negócio, entender onde e em qual canal de vendas o produto melhor se encaixa e saber como os clientes gostam de fazer negócios com a sua marca.
Dessa maneira, o empreendedor consegue saber exatamente qual o canal de vendas que melhor atende às suas necessidades, de acordo com o produto e com os clientes do negócio.
Tentar se posicionar em todos os canais, de uma única vez, pode ser um erro. O ideal é saber qual o melhor para cada negócio e direcionar esforços planejados para os canais que mais fazem sentido para a loja.
Veja a seguir 7 dos principais canais de venda online.
1. E-commerce
O e-commerce é um site desenvolvido para a marca com o objetivo de comercializar produtos no mundo online.
O que faz do e-commerce um modelo vantajoso é que a loja virtual contêm a identidade visual do negócio.
Quando o cliente entre nesse espaço online, ele já sabe onde está, não existe concorrência com outras marcas e todo o processo de compras é realizado digitalmente, entregando comodidade e facilidade no consumo.
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2. Marketplaces
O marketplace funciona como um grande centro comercial online, onde diversas marcas de diferentes segmentos podem expor seus produtos e contar com a credibilidade e visibilidade de um site com alto volume de acessos, como um shopping center, por exemplo.
Para pequenas empresas, que ainda não são muito conhecidas, essa é uma boa opção, já que poderá contar com uma boa exposição de um site bastante visitado.
O marketplace tem como responsabilidade expor os produtos em seu site e garantir toda a infraestrutura de pagamento, cabendo ao empreendedor a responsabilidade do envio das vendas realizadas.
3. Redes sociais
As redes sociais já são amplamente utilizadas por empresas que desejam aumentar a visibilidade de sua marca, criar uma identidade própria, interagir com seus clientes e realizar campanhas de marketing que tragam potenciais clientes educados sobre os produtos e soluções ofertadas.
Contudo, já é possível realizar vendas nessas redes e aproveitar as altas taxas de engajamento para vender mais, diretamente nas redes, como o Facebook, Instagram e TikTok.
4. Whatsapp
O canal de comunicação é popular no Brasil e veio para ficar! É raro ver alguém que não tenha Whatsapp hoje em dia.
Ele é usado para tudo: conversar, receber atendimento ao cliente e para comprar.
Por isso, crie estratégias de vendas para Whatsapp, mande ofertas de natal para que os seus clientes vejam as suas promoções de final de ano e tudo mais.
5. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma potente ferramenta de marketing para gerar potenciais clientes e guiá-los em direção às vendas.
Isso porque, com conteúdos relevantes, você passa a educar e fazer com que eles percorram um caminho estabelecido até o momento de comprar os produtos.
É uma maneira de realizar uma abordagem de vendas menos evasiva e muito mais personalizada.
A estratégia é excelente para preparar os clientes meses antes do período sazonal, como o Natal.
6. Google Ads
Essa é uma ferramenta de publicidade do próprio Google.
Logo, a sua eficiência e a possibilidade de criar anúncios estratégicos para um público segmentado dentro da ferramenta de buscas é incontestável.
A eficiência da empresa está no fato de que ela mesmo escolhe as palavras-chave que melhor combinam com a sua promoção e o Google se encarrega de levá-la para o maior número de pessoas que estejam interessados nas palavras-chave selecionadas.
7. Loja física
Um canal de vendas tradicional que nunca sai de moda é a loja física.
Popular entre os clientes, muitos gostam de ir até o estabelecimento e escolher os seus produtos pessoalmente.
Por isso não subestime o canal de vendas, ele pode ser a sua chanche de vender muito no final do ano.
Como faturar mais com os canais de venda?
Agora que já conhecemos alguns dos principais canais de venda para impulsionar as vendas no Natal, é preciso saber como utilizá-las da maneira mais eficiente para que os esforços utilizados gerem resultados positivos ao final do mês.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você otimizar os seus resultados. Confira!
Decore o ambiente virtual
O e-commerce é uma loja virtual, por isso, a vitrine deve estar de acordo com a data sazonal, tudo isso sem perder a identidade da marca.
Use temas natalinos em conjunto com boas fotos para proporcionar uma boa experiência de compras.
Crie promoções para o Natal
Durante o Natal, é fundamental que a sua marca se diferencie dos concorrentes.
Portanto, crie promoções específicas, dê benefícios aos clientes antigos e realize divulgações que atraiam a atenção e o interesse dos consumidores.
Prepare a loja virtual para a alta demanda
Com o alto volume de busca por produtos, a loja virtual deve estar preparada para suportar os milhares de acessos simultâneos que ocorrem por minuto.
Portanto, tenha uma plataforma segura e responsiva que não caia e atrapalhe o melhor período de vendas do ano!
Tenha um atendimento ao cliente eficiente
É importante dar um pouco mais de atenção ao cliente no período de natal.
Afinal, é comum que as pessoas comprem presentes familiares e amigos na data, como consequência disso, nem sempre o produto agradou ou serviu para a pessoa.
Não veja esse período de trocas como algo ruim para o seu atendimento, e sim como uma oportunidade de fidelizar esse novo cliente.
Promova uma experiência de compra unificada
Se você possui uma loja física e online, é importante promover uma experiência de compra unificada para que o cliente sinta-e à vontade para provar itens na loja e comprar na internet ou comprar online e retirar o produto na loja.
Entregue uma experiência única para encantar o seu cliente e fidelizá-lo também em período sazonal.
Pronto para vender muito no natal? Defina os melhores canais de vendas para a sua loja e aproveite essas dicas para começar o planejamento antes e engajar clientes.
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