Segurança na Black Friday: Como vender e comprar com segurança e evitar cair na black fraude

Existem alguns passos para vender ecomprar com segurança na Black Friday. Para evitar cair em golpes durante o período você precisa: ter cuidado com lojas falsas, se atentar com a falsa devolução de produtos, evitar o Pix agendado e clonagem de maquininhas de cartão, além de monitorar a criação de perfis falsos em redes sociais.

Principais tópicos

A Black Friday é o momento para vender, alcançar as metas e aumentar a base de clientes. Mas você está preparado para vender com segurança?

Em 2022, 36% dos estabelecimentos comerciais detectaram aumento na tentativa de fraudes, além disso, uma em cada quatro pessoas já foi vítima de golpes, tendo perda de mais de R$ 850 reais por golpe.

Com o aumento de ofertas e do volume de transações, é comum deixar passar detalhes que ajudam a perceber que algo está errado. 

É por isso que, em datas comemorativas como a Black Friday, a preocupação com a segurança e a prevenção é tão importante quanto o planejamento de vendas da sua loja virtual.

Afinal, qualquer descuido pode impactar não só a receita, mas a reputação do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos aqui 7 dicas para você vender com segurança e garantir a credibilidade do seu e-commerce, vamos lá?

7 dicas para vender e comprar na Black Friday com segurança

Tenha cuidado com as cópias da sua loja virtual

A cópia falsa de lojas virtuais é um dos golpes que mais afetam o comércio eletrônico.

Para minimizar possíveis prejuízos para o seu negócio e para seus clientes, a principal dica de segurança para e-commerces é fazer varreduras e buscas na internet para verificar se seu site foi falsificado

Veja abaixo o print de um site fake do Ponto Frio que usava o endereço: esquentafinalde2017.com.br:

Se descobrir uma cópia indevida do seu e-commerce, tome as providências necessárias.

Preste atenção ao golpe da falsa devolução

Este golpe costuma ser aplicado em lojistas que fazem vendas através de plataformas de marketplace.

Acontece quando alguém faz uma compra online no seu estabelecimento e pede cancelamento da compra, alegando arrependimento ou defeito no produto.

Assim, a pessoa envia o código de rastreio referente à devolução para o seu estabelecimento – o que muitas vezes, faz com que o lojista já providencie o estorno do que foi pago. 

No entanto, ao receber a encomenda, o lojista percebe que o produto foi substituído por itens sem valor e não foi realmente devolvido.

Para evitar esta situação, tenha uma política de troca e devoluções bem estabelecida, condicionando a devolução do dinheiro à finalização do processo de logística reversa.

💡 Leia mais: Logística reversa dos Correios: como escolher a melhor para o seu negócio

Use a maquininha para receber pagamentos via Pix

Na hora de receber pagamentos via Pix, muitos estabelecimentos fornecem a chave para que seus clientes façam a transferência do valor a ser pago.

Porém muita gente se aproveita disso para aplicar o “golpe do Pix agendado”.

Ou seja, em vez de efetivamente pagar pela compra, a pessoa agenda o Pix para um segundo momento.

Como o Pix agendado também gera comprovante, ela consegue “mostrar” que fez a transferência e antes que o pagamento seja efetuado, há o cancelamento da operação, resultando o não recebimento do dinheiro da venda já efetuada.

Para evitar isso, nada melhor que receber Pix na maquininha de cartão, pois assim você garante mais agilidade, segurança e controle das vendas feitas com esta forma de pagamento.

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Tenha atenção com as máquinas de cartão da sua loja

É preciso ter cuidado com os terminais de pagamento que você utiliza na sua loja para evitar o golpe da troca de maquininha.

Ele acontece quando criminosos substituem a sua máquina de cartão original por um outro equipamento idêntico.

E a partir daí, o valor das vendas realizadas na máquina trocada passa a entrar na conta dos fraudadores.

Para piorar, é comum que a troca passe despercebida por um bom tempo, gerando um enorme prejuízo para a sua loja.

Portanto, jamais deixe pessoas que não façam parte da sua equipe fiquem sozinhas com a sua máquina de cartão.

💡 Leia mais: As 13 melhores maquininhas de cartão do mercado.

Monitore os perfis da sua loja nas redes sociais

Há muitos golpes praticados a partir da invasão de perfis de estabelecimentos comerciais nas redes sociais, dessa forma, criminosos “assumem” o controle da sua página em uma determinada rede e aplicam golpes em seus clientes em nome da sua loja virtual. 

No exemplo abaixo, o perfil falso utilizava o nome da rede atacadista para aplicar golpes:

Print de um perfil falso do Atacadão no Instagram.
Créditos: Jornal o Município Blumenau

Além da perda financeira para você e para o seu cliente, este tipo de golpe gera muito prejuízo na imagem da sua marca.

As principais dicas de segurança para os lojistas minimizar este problema são medidas simples, tais como:

  • ter senhas fortes;
  • habilitar a verificação dos perfis em duas ou mais etapas;
  • trocar de senha periodicamente.

Monitore as reclamações dos clientes

Se houver um aumento injustificado de clientes reclamando do não-recebimento de pedidos, de compras não-reconhecidas ou transações indevidas, ligue o alerta!

Isso pode indicar a existência de perfis e/ou sites falsos usando o nome da sua loja virtual.

Invista em segurança e prevenção

Invista em prevenção, ou seja, invista em empresas parceiras do seu negócio que se preocupam diariamente com a segurança e privacidade de dados com o objetivo de evitar fraudes e golpes.

Contrate uma empresa de sistema de pagamentos que utilize um sistema antifraude e que siga todos os padrões de segurança do PCI-DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard)

A empresa VINDI é uma excelente parceira para gerenciar o seu sistema de pagamentos.

[BÔNUS] Como orientar seus clientes contra golpes durante a Black Friday?

Além de saber como fazer vendas seguras, você pode ganhar pontos com seus clientes dando orientações sobre como as pessoas podem evitar golpes na Black Friday.

Mais do que ajudar os clientes a não serem vítimas de ações criminosas, falar sobre prevenção e segurança nos canais da sua loja virtual mostra que você se preocupa com a segurança e privacidade dos dados dos seus clientes – e empatia nunca é demais!

Confira as 5 dicas de segurança para os lojistas orientarem seus clientes a se proteger contra fraudes.

🚨 Desconfie de ofertas vantajosas demais

“Quando a esmola é demais, até o santo desconfia”.

Este antigo ditado popular é uma dica de segurança e orienta exatamente sobre como agir diante de ofertas vantajosas demais na Black Friday.

Tenha cuidado com descontos muito agressivos ou preços absurdamente baixos, pois este é um dos principais recursos de golpistas para capturar dados de pagamento ou fazerem alguém pagar por uma compra que nunca vai chegar.

Consulte sempre os canais oficiais das lojas

🚨 Recebeu mensagem de alguma loja oferecendo promoções mirabolantes?

Cuidado! 

Confirme se a promoção é verdadeira consultando sites, redes sociais e outros canais oficiais do estabelecimento.

Se não encontrar as informações que procura, desconfie! Há grandes chances de ser um golpe.

Proteja seus dados

🚨Recebeu uma oferta onde pedem que você preencha um cadastro antes de fazer a compra? Ligue o alerta!

Jamais forneça dados pessoais ou de pagamento em anúncios, formulários ou páginas de cadastro de sites em que você não está adquirindo nada.

Proteja informações que podem ser utilizadas por golpistas para causar prejuízos para seus clientes.

Tenha cuidado ao clicar em links de ofertas

🚨 Recebeu um link de oferta por e-mails, app de mensagem ou SMS? Redobre a atenção e evite o clique antes de verificar a procedência.

Links falsos são muito usados para instalar programas maliciosos ou invadir dispositivos eletrônicos para roubar informações sensíveis, como senhas bancárias, números de cartão etc.

Assim, tenha muito cuidado ao clicar em links, principalmente aqueles enviados sem solicitação e por contatos desconhecidos.

Bloqueie sempre remetentes e números que mandam mensagens suspeitas por e-mail, telefone, SMS ou App de mensagens.

Veja um exemplo de anúncio fraudulento veiculado no Facebook, ofertando um smartphone por preço muito inferior ao normal:

Exemplo de anúncio FAKE veiculado no Facebook, ofertando um smartphone por preço muito inferior ao normal
Créditos: Facebook

Evite usar redes públicas de internet

🚨 Sempre que for fazer transferências financeiras ou compras online, evite utilizar redes públicas de internet.

Isso porque este tipo de rede é mais fácil de ser invadida por criminosos, que utilizam a conexão para coletar dados como número do CPF, senhas bancárias, informações do cartão de crédito etc.

Use apenas redes seguras para fazer qualquer transação sensível.

Curtiu as nossas dicas? Então bora começar a ser proativo e aplicá-las para a sua loja virtual e para os seus clientes!

E lembre-se, a segurança e privacidade de dados faz com que a sua loja virtual esteja um passo à frente da concorrência, aumentando a confiança do cliente no momento da compra e a credibilidade do seu negócio.

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