O Instagram se popularizou no Brasil e no mundo pelos mais diversos motivos, tendo cativado o público de forma a torná-lo uma das redes sociais mais utilizadas.
Possuindo uma série de recursos, tanto para empresas quanto para aqueles que apenas desejam socializar, a rede social criou um ambiente incrível para compartilharmos o que acontece na nossa vida.
Existem diversos pontos do Instagram que ficaram extremamente conhecidos, como, por exemplo, a constante busca por mais seguidores, ou o uso das famosas frases na biografia da rede social. Rapidamente todos esses elementos foram viralizando, principalmente entre os jovens, tornando a rede social uma das favoritas do público.
Se você for capaz de utilizar todos esses elementos a favor da sua empresa, a chance de se popularizar em meio a esse público é muito maior!
Mas calma, você não sabe o que é a bio do Instagram?
Não entende quais os impactos que ela pode ter sobre a sua loja virtual?
Bem, não precisa se preocupar, pois neste post nós esclarecemos tudo para você, desde o que é, até a importância desse assunto para a sua empresa!
Então se prepare e siga com a gente!
O que é bio do Instagram?
Antes de tudo, precisamos começar entendendo o que é a tal da bio do Instagram.
De forma resumida, podemos pensar nessa biografia como sendo uma primeira sessão de apresentação do seu perfil para o visitante da página.
Na prática, nós estamos falando do primeiro contato que algum usuário teria com o seu perfil, ou o da empresa.
Nessa espécie de página inicial, a bio é justamente uma descrição com a qual o visitante deparará, contendo uma série de informações sobre o perfil.
É importante frisar, que nós não estamos falando de nada muito grande, até porque há um limite de 150 caracteres, o que torna obrigatório que haja uma certa objetividade.
No entanto, é possível inserir emojis e até mesmo link nessa parte da página, podendo ser desde outros sites da sua loja ou outros dados importantes.
Por que devo me preocupar com a bio do Instagram?
Via de regra, a primeira impressão é a que fica, por tanto, a bio do Instagram se torna tão importante justamente por ser a grande responsável por essa apresentação inicial.
Além de oferecer uma descrição inicial da sua empresa, a bio do Instagram ainda permite que você coloque outras informações como dados para contato, ou até mesmo links para outras páginas.
Ou seja, se o cliente quiser entrar em contato por ligação, e-mail, WhatsApp ou qualquer outra rede social, ele só terá acesso a essa informação, justamente na sua bio.
Vantagens de ter uma bio vendedora
Na grande maioria das vezes, quando um usuário acessa a sua página do Instagram, a bio é uma das primeiras coisas que ele vai checar e dar importância.
Se você entende que o Instagram é um canal de venda potencialmente lucrativo, é importantíssimo dar uma boa atenção a ele.
Junto com a sua foto de perfil, seu feed, e o número de seguidores, a bio é uma das coisas mais relevantes para um usuário de primeira viagem na sua página.
Uma bio vendedora ajudará a manter o cliente interessado em observar os produtos que você está comercializando, o que vai aumentar significativamente as chances dele realizar a compra.
Além disso, lembre-se que todo cliente está a poucos cliques de uma outra página de vendas, ou seja, uma boa bio impede que ele deixe sua página por não achar o que procura.
Com uma boa descrição, somada a disponibilização das informações mais importantes, você consegue reter o cliente, e potencializar as suas vendas, ajudando o seu negócio a crescer.
Dicas para escrever uma bio do Instagram atrativa
Depois de passar tanto tempo falando sobre a importância de ter uma boa bio, o mínimo que nós poderíamos fazer, era passar algumas dicas de como tornar ela mais atrativa, não é mesmo?
Pois é disso que nós trataremos agora! Está preparado?
Então siga com a gente!
1. Palavras-chave
Nós temos certeza que você já deve ter escutado falar nessa primeira dica, mesmo que talvez não tenha tanta certeza assim do que é.
As palavras-chave se tornaram fundamentais para praticamente qualquer loja ou negócio virtual, utilizada na grande maioria dos planos de marketing da atualidade.
A palavra-chave, é basicamente como se fosse uma espécie de localizador para os mecanismos de busca.
Ou seja, ao incluir uma, na sua biografia do Instagram, a rastreabilidade do seu perfil aumentará na hora que buscarem algo em uma barra de pesquisa.
O primeiro passo é imaginar quais termos você gostaria que fizessem a sua página ser encontrada quando pesquisassem por ela.
Supondo que você tivesse uma loja de lanches, você poderia querer ser relacionado à palavra “sanduíche”, por exemplo.
Nesse cenário, quando alguém pesquisasse algo que tivesse no meio a palavra “sanduíche”, a sua página estaria entre as encontradas.
É justamente disso que se trata a palavra-chave, facilitar a localização de páginas dentro do mundo virtual.
2. Espaçamentos e quebras de linhas
Outro ponto importante diz respeito a como as informações estarão distribuídas dentro da bio da sua empresa no Instagram.
Isso é muito importante ser lembrado, pois não se trata apenas do conteúdo na bio, mas também de como ele foi organizado lá.
Ficou confuso?
Calma que nós vamos explicar!
Imagine que você acabou de acessar um novo perfil de uma loja que você nunca ouviu falar.
Você nota a foto de perfil, e até que é interessante, mas quando decide olhar a bio, você se depara com um texto gigante, escrito ali de qualquer forma.
Você leria ele?
Por mais que não possam ser utilizados muitos caracteres na bio, quanto mais objetiva estiver a informação, melhor, pois todos se acostumaram à dinâmica e agilidade das redes sociais.
Por isso, busque frases curtas, espaçadas e separadas, cada uma transmitindo uma informação diferente para o público.
3. Hashtags
As hashtags protagonizaram uma verdadeira febre um tempo atrás, e se tornaram parte do cotidiano do usuário de redes sociais.
Uma das suas principais utilidades, é permitir a coleta de conteúdo gerado pelos próprios usuários, o que pode ser muito bem aproveitado pela sua empresa.
As interações orgânicas dos usuários muitas vezes são mais úteis do que mil planos ou estratégias, por isso, crie as suas hashtags e coloque em sua bio!
Com o tempo os usuários passarão a utilizá-las, e você poderá interagir com eles em suas postagens, melhorando o seu engajamento.
4. Emojis
Todos nós já utilizamos pelo menos um emoji em alguma conversa que tivemos por meio das redes sociais.
Para a grande maioria, é até comum utilizarmos uma grande variedade deles com boa frequência, a questão aqui, é que eles também podem ser úteis para a sua empresa.
Ao utilizá-los em sua bio do Instagram, você ajuda a humanizar a sua página, além de criar uma certa personalidade para a sua marca. No fim, um emoji pode valer mais que mil palavras!
5. CTAs
Os CTAs (call-to-action) são basicamente aqueles convites para que os seus visitantes façam alguma coisa.
Variando muito de acordo com o seu objetivo, a ideia é fazer com que o usuário se sinta incentivado a realizar determinada ação que deseja.
Nós podemos convidar eles para ler algum conteúdo novo, clicar em algum link, ou conferir o lançamento de um novo produto.
Tudo isso dependerá do nosso objetivo.
101 frases para colocar na bio do Instagram da sua empresa
- Compartilhe suas fotos com a gente usando a hashtag [escolha a palavra ou frase que representa a marca].
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- Use [nome da marca] e conte sua história.
- Veja em nossos destaques como nosso produto funciona.
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- Compartilhe seu amor com # [hashtag escolhida aqui]
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- + de [quantidade de produtos] vendidos todos os anos.
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Enfim, a bio do Instagram é uma ferramenta extremamente útil para a sua empresa, e pode fazer toda a diferença na hora de conquistar novos acessos. Por isso, lembre-se de planejá-la com cuidado, para obter o máximo de efetividade possível!
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e agora que você já sabe tudo sobre a Bio do Instagram, apenda a vender utilizando essa rede social: