Big Data no E-commerce: como utilizar na prática

Big Data é a análise e gestão de grandes volumes de dados que podem ser cruzados com dados de outras fontes, como dados de vendas, comportamento do cliente, preferências de compra, histórico de navegação no site, entre outros. Confira como aplicar o conceito de Big data no seu e-commerce e as vantagens em fazer isso.
a imagem mostra pessoas analisando dados e utilizando o conceito de Big Data para conseguir aumentar as vendas de um e-commerce

Principais tópicos

O conceito de Big Data se refere a um grande volume de dados estruturados e não estruturados.

Que podem ser coletados, armazenados e processados para diversos fins.

Antes mesmo de existir qualquer tipo de meio digital, os dados já eram gerados, porém, hoje geramos muito mais.

E através dos meios digitais temos a possibilidade e oportunidade de cruzar dados de diversas fontes para gerar insights e apoiar estratégias de negócios. 

Mas como utilizar Big Data em uma estratégia de e-commerce? 

Sua loja virtual gera dados diariamente e eles podem ser cruzados com dados de outras fontes.

Como por exemplo: dados de vendas, comportamento do cliente, preferências de compra e histórico de navegação no site. Visando otimizar os processos e contribuir para a melhor performance do seu e-commerce.

Os conceitos do Big Data 

Big Data é a análise e gestão de grandes volumes de dados de todo tipo de variedade, podendo ser utilizado para organizar conjuntos de dados muito grandes e complexos.

Provenientes de fontes distintas e com categorias distintas. 

Tal concepção se baseia em cinco importantes conceitos: 

  • Volume: relacionado à quantidade de dados a ser processado, geralmente alto volume de dados gerados dentro e fora da sua organização, incluindo qualquer tipo de registro, transações comerciais, informações geradas por pessoas, etc;

  • Velocidade: os dados devem ser tratados e processados em tempo hábil para gerar resultado e informações relevantes, quase em tempo real. Por isso, a velocidade é fundamental no Big Data. 
  • Variedade: os dados são gerados em vários tipos e com diferentes categorias, muitas vezes não estruturados, por isso exigem pré-processamentos para possuir um significado. 

  • Valor: os dados precisam gerar valor com informação para o seu negócio. É importante agregar valor ao que se está fazendo com o processamento dos dados gerados. 

  • Veracidade: esse é um dos principais pontos relacionados ao Big Data, a informação precisa ser verdadeira, para que as análises sejam fidedignas e gerem valor. 

A importância do Big Data para e-commerce 

Quando falamos em Big Data no e-commerce, estamos nos referindo às informações geradas diariamente em torno das plataformas de e-commerce, sejam elas B2C, B2B ou mesmo D2C. 

Esses dados são extremamente valiosos para o desenvolvimento de estratégias e planos de ação. Todos os dias um e-commerce gera uma imensa quantidade de dados.

E quanto maior for o negócio, seu número de transações, alcance e cobertura, maior é o volume de informações. 

Esses dados não se limitam a venda de produtos, mas também a repercussão das ações da empresa, os impactos de suas operações nos mais diversos setores, comentários de consumidores em redes sociais.

Todo tipo de informação é importante e pode gerar impacto positivo para seu negócio. 

Dessa forma, a jornada de Big Data pode identificar os padrões de comportamento do seu público-alvo ou do mercado de uma maneira mais rápida e eficaz, gerando inteligência de negócio.

Por isso, é fundamental contar com o apoio da tecnologia, como uma plataforma de dados, para coletar, armazenar e processar esses dados e gerar informações relevantes para as tomadas de decisão.

Quais são as vantagens do uso do Big Data no e-commerce? 

O e-commerce faz parte cada vez mais da realidade do comércio eletrônico pelo mundo. Já imaginou conseguir ter acesso a informações cada vez mais personalizadas sobre os seus clientes?

Pois, uma plataforma de Big Data permite que você tenha insights detalhados sobre seu negócio e direciona ações propositivas para fazê-lo crescer ainda mais. 

Utilizando tal plataforma, é possível prever resultados do negócio baseando-se no perfil e volume de compras, navegação, ticket médio, a sazonalidade dos produtos e os padrões de comportamento do seu cliente.

Indo além, é possível propor novas ações de acordo com o padrão de comportamento do público e do mercado. 

Separamos algumas vantagens da utilização do Big Data no e-commerce e suas aplicações:

Relacionamento com clientes 

O uso de uma plataforma de Big Data no e-commerce permite conhecer seu público mais profundamente.

Por meio da análise de dados referentes às ações de consumidores em seu site ou em canais online, é possível identificar padrões de comportamento

Dessa forma, é possível customizar suas ações, construindo um relacionamento muito mais sólido.

Com isso, as chances de satisfação e fidelização são maiores e, mais do que clientes fiéis, seu e-commerce passa a ter divulgadores da sua marca. 

Ações de Marketing 

Com a análise de um grande número de dados é possível elaborar estratégias de marketing mais consistentes e assertivas.

Com informações sobre os padrões de consumo do seu público-alvo, é possível otimizar campanhas, criar conteúdos eficazes, oferecer promoções e atendimento personalizados e, dessa forma, aumentar as vendas do seu negócio. 

Gestão de estoque 

Outra possibilidade de uso da plataforma de Big Data no e-commerce é na gestão de estoque.

Direcionando ações de forma estratégica, com base em flutuações do mercado e em registros de entrada e saída, quantidade de itens em estoque, prazos de validade, etc. 

Essa tecnologia permite analisar as demandas da loja virtual, identificar períodos de sazonalidade e antecipar tendências.

Garantindo a manutenção dos níveis de estoque para que os consumidores sempre encontrem o que procuram. 

Além disso, ainda é possível identificar oportunidades para fazer promoções de itens com baixa saída, evitando que fiquem encalhados. 

Logística 

O uso de Big Data na logística pode proporcionar grandes vantagens para melhorar a entrega de produtos e, consequentemente, a experiência do consumidor.

Por exemplo, tendo acesso a dados sobre o histórico de trânsito de uma determinada região é possível customizar rotas para a realização de entregas mais rápidas

Integração com aplicações e sistemas 

Ao utilizar uma plataforma de Big Data em seu negócio, os dados precisam ser integrados e geram ainda mais valor.

Uma plataforma de integração pode contribuir para integrar sistemas essenciais para ecommerce e também utilizar seus dados de maneira centralizada e padronizada.

Ou seja, é possível ter seu ecossistema tecnológico todo conectado e automatizado. 

Personalização de ofertas 

Milhares de informações podem ser descobertas sobre um cliente quando ele navega pela internet.

Assim, a personalização de ofertas é um exemplo de como o uso correto de dados é um diferencial para a sua empresa.

Essa estratégia faz com que as ações de marketing sejam mais direcionadas e eficazes.

Uma vez que você pode enviar promoções que vão de encontro com a motivação de compra do cliente.

Conclusão

Por muitas vezes, o termo “dados são o petróleo da nova era” é fortemente difundido.

Porém, com um pensamento lógico, entender que a atual lógica social trouxe à tona um poderio  imensurável para o comércio eletrônico faz tudo ter mais sentido. 

Aplicado no e-commerce, apostar numa melhor experiência para captura e gestão de dados deixa claro a capacidade de ajudar os gestores a implementar melhorias no negócio.

É possível mensurar as interações dos clientes ou usuários com conteúdos em diversos canais on-line para avaliar como melhorar sua experiência de compra. 

Dessa forma, o uso de Big Data pode aumentar as vendas, a fidelização do cliente com a marca, o ticket-médio e a taxa de conversão.

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