Biblioteca de Anúncios do Facebook: o que é e como usar essa ferramenta poderosa na sua estratégia

A Biblioteca de Anúncios do Facebook/Meta é um banco de dados onde as empresas podem pesquisar e visualizar todos os anúncios ativos em execução no Facebook. Ela apresenta dados sobre quem criou os anúncios, quando foram publicados, qual o tipo de copy utilizado e os elementos criativos inclusos. As empresas podem visualizar qualquer anúncio publicado no Facebook por meio da biblioteca por até sete anos após a publicação.

Principais tópicos

Para quem trabalha com marketing digital, as estratégias de publicidade paga fazem parte do dia a dia. Nesses casos, ter referências e dicas pode ser muito útil para o desempenho de cada campanha.

Para isso, a Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma grande aliada.

Se você quer saber mais sobre publicidade paga, principalmente no Facebook e no Instagram, este conteúdo é para você.

Compilamos as informações mais importantes sobre a Biblioteca de Anúncios em um guia completo.

Acompanhe.

O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook? 

A Biblioteca de Anúncios do Facebook/Meta é um banco de dados onde as empresas podem pesquisar e visualizar todos os anúncios ativos em execução no Facebook.

A biblioteca apresenta dados sobre quem os criou, quando foram publicados, qual o tipo de copy utilizado e os elementos criativos inclusos.

As empresas podem visualizar qualquer anúncio publicado no Facebook por meio da biblioteca por até sete anos após a publicação.

Esse banco de dados foi criado como uma resposta à controvérsia política e à reação enfrentada pelo Facebook em 2016.

Inicialmente, a ideia era melhorar a transparência da empresa.

Porém, avançando para 2022, ele se tornou um tesouro de dados e informações.

Anunciantes e profissionais de marketing o usam como fonte para obter informações sobre o que está acontecendo no Facebook.

As empresas podem usá-lo para ver o que seus concorrentes estão fazendo, obter ideias para sua própria copy de anúncio no Facebook e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

Passo a passo para acessar a Biblioteca de Anúncios

Usar a Biblioteca de Anúncios é simples.

O Facebook fez o possível para torná-la muito acessível para que qualquer pessoa pudesse ter acesso às informações dos anúncios.

Mesmo que nunca tivesse administrado uma conta comercial ou usado o Facebook em sua vida.

Aqui está um passo a passo completo. Confira!

Abra a Biblioteca de Anúncios do Facebook

A Biblioteca de Anúncios do Facebook é um recurso público que pode ser acessado clicando neste link ou digitando facebook.com/ads/library na barra de pesquisa.

Para uma experiência completa, recomendamos que você esteja logado no Facebook.

Embora a biblioteca possa ser acessada sem fazer login, você não poderá ver anúncios segmentados para maiores de 18 anos, entre outras limitações de busca.

Além disso, se você estiver usando um bloqueador de anúncios, precisará desativá-lo antes de iniciar uma pesquisa.

Selecione o país e a categoria

Antes de pesquisar pelos anúncios, você precisa definir previamente os filtros da sua pesquisa. Primeiramente, você pode optar por pesquisar anúncios em um país específico e singular.

Isso pode ser útil se você tiver um produto ou serviço que muda com base na localização.

Em seguida, você pode limitar sua pesquisa com base na categoria do anúncio.

Para obter o máximo de resultados, escolha as opções “País: Todos” e “Categoria do anúncio: Todos os anúncios”.

Pesquise uma marca ou palavra-chave

Você pode pesquisar na Biblioteca de Anúncios do Facebook usando 2 estratégias diferentes.

A primeira opção é mais focada na pesquisa de concorrentes, buscando por um nome de marca/empresa específico. Isso carregará uma lista suspensa onde você pode selecionar a marca exata.

Depois de clicar na marca que procura, serão mostrados todos os anúncios que a empresa está exibindo nessa conta.

A principal limitação dessa abordagem é que marcas maiores às vezes têm contas de anúncios diferentes para cada mercado geográfico — por exemplo, se você pesquisar “Pepsi”, há páginas separadas para “Pepsi Brasil”, “Pepsi US” etc.

Se você estiver usando a Biblioteca de Anúncios do Facebook para encontrar novas inspirações de forma mais ampla.

Basta digitar uma palavra-chave que se alinhe ao produto ou serviço que você está tentando comercializar.

Por exemplo, se estivéssemos criando uma nova campanha para uma marca de cosméticos, poderíamos pesquisar “cosméticos” para descobrir como todas as marcas que vendem esse produto estão abordando esse mercado.

Filtrando sua pesquisa na Biblioteca de Anúncios

Desde 2022, o Facebook adicionou alguns recursos de filtragem abrangentes à sua Biblioteca de Anúncios.

O benefício de usar filtros é segmentar adequadamente os dados que você está visualizando.

Com os filtros, você pode ver claramente quando seus concorrentes estão optando por veicular anúncios, as plataformas que estão usando e os estilos de criativos que estão produzindo.

Filtrar os resultados da pesquisa é como você pode realmente encontrar as joias de inspiração dos anúncios do Facebook. Aqui estão alguns deles.

Status ativo

O status ativo mostrará anúncios que estão sendo exibidos aos usuários.

É importante observar que a Biblioteca de Anúncios do Facebook não mostra todos os anúncios inativos para sempre.

Impressões por data

Usando impressões, você pode ver quando um anúncio foi executado e usar essas informações para inferir o sucesso do anúncio.

Por exemplo, se a data de hoje for 10 de junho de 2023 e você criar um filtro para “Em ou antes: 1º de março de 2023”, os resultados da pesquisa mostrarão apenas anúncios que começaram a ser exibidos há 3 meses.

Se você emparelhar este filtro com o status “Ativo: Ativo”, verá anúncios que estão sendo executados ativamente por 3 meses.

Tipo de mídia

O tipo de mídia permite que você exiba anúncios pelo estilo criativo do anúncio.

Felizmente, este ano, o Facebook adicionou alguns novos tipos de mídia interessantes para filtrarmos:

  • imagens: imagens com pouco ou nenhum texto;
  • memes: imagens com texto: “impermeável…”;
  • imagens e memes: combina as 2 primeiras opções de filtro;
  • vídeos: exibe vídeos em que sua palavra-chave está contida na transcrição do vídeo ou na cópia do anúncio: “impermeável…”;
  • nenhuma imagem ou vídeo: anúncios que são apenas postagens de texto. Esse estilo de anúncio é muito incomum.

Anunciante

O menu suspenso do anunciante só será exibido quando você estiver executando uma pesquisa por palavra-chave.

Use este filtro de seleção múltipla para exibir anúncios de apenas alguns anunciantes específicos.

Plataforma

O Facebook tem várias plataformas diferentes para exibir anúncios.

Este filtro de seleção múltipla permite restringir sua pesquisa por “Todas as plataformas: Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger”.

Idioma

Basta selecionar o idioma dos anúncios que você quer ver — aqueles que contêm mais de um idioma não aparecerão nos resultados quando esse filtro for aplicado.

Analisando anúncios

Depois de restringir sua pesquisa para encontrar alguma inspiração de publicidade impactante no Facebook.

É importante extrair alguns insights e conclusões de suas descobertas.

Aqui estão algumas dicas para responder adequadamente às suas perguntas ligadas ao uso dos dados da Biblioteca de Anúncios do Facebook.

Este anúncio está funcionando?

Observe a data de “Começou a rodar”.

Se o anúncio estiver sendo executado ativamente por um período decente de tempo, você pode presumir que é lucrativo ou, pelo menos, atinge as métricas exigidas pela marca.

Onde este anúncio está sendo exibido?

Olhando para a lista de “Plataformas”, você pode ver onde eles estão rodando o anúncio.

Isso pode fornecer informações não apenas sobre o formato, mas também sobre o público potencial que o anunciante está tentando atingir.

Eles selecionaram canais manuais ou automáticos?

Se você vir uma observação sobre “Várias versões”, isso significa que o anúncio está usando recursos dinâmicos. Vários formatos, visuais, cópias ou anúncios dinâmicos estão sendo usados.

Se faltar, não é dinâmico.

Quem é o alvo do anúncio?

A maioria das marcas usa parâmetros UTM para acompanhar melhor o desempenho de sua publicidade.

Embora não seja obrigatório, se você encontrar um parâmetro UTM no final de um link, ele poderá fornecer algumas informações adicionais sobre o conjunto de anúncios ou o público-alvo.

Por que utilizar a Biblioteca de Anúncios na sua estratégia?

Usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook ajuda as empresas a:

  • definir um orçamento preciso para seus anúncios;
  • melhorar a segmentação analisando o desempenho dos anúncios do concorrente;
  • criar uma copy de anúncio do Facebook relevante e envolvente para suas campanhas publicitárias;
  • determinar as plataformas ideais para atingir os clientes-alvo;
  • descobrir os tipos de conteúdo que ressoam com o público-alvo;
  • organizar exemplos criativos de textos de anúncios do Facebook aos quais o público responderá.

Aqui a gente explica melhor como tudo isso é possível.

Ideal para monitorar a concorrência

A Biblioteca de Anúncios do Facebook também é uma excelente ferramenta de pesquisa de mercado.

O serviço pode fornecer informações importantes sobre o plano de jogo social pago de seus concorrentes.

Ela permite que você:

  • veja quais produtos seus concorrentes estão anunciando;
  • descubra quando será a próxima venda do seu concorrente;
  • examine quais estratégias de marketing seus concorrentes estão testando.

Depois de obter esses insights, você pode começar a pensar nas etapas que sua empresa pode seguir para se manter competitiva.

Fonte de inspiração para seus anúncios

Por onde você começa a criar uma nova campanha publicitária?

Afinal, nada é mais intimidador do que uma página em branco.

Por isso, a Biblioteca de Anúncios do Facebook pode ser uma ótima fonte de inspiração, fornecendo vários exemplos dos quais você pode tirar diversas ideias.

Todo tipo imaginável de anúncio está lá, dos estáticos aos memes, vídeos e carrosséis.

Ao explorar os anúncios de outras empresas, você pode ter ideias sobre o design criativo, as copies persuasivas e os apelos à ação (CTAs) que estão sendo utilizados com sucesso. Essa inspiração pode ajudá-lo a aprimorar sua própria abordagem e criar anúncios mais atrativos e envolventes para sua audiência.

O banco de anúncios não apenas fornece inspiração, mas também permite que você veja quais anúncios têm melhor desempenho.

Isso pode ajudá-lo a identificar as estratégias que funcionaram para outras empresas e adaptá-las, colocando seu próprio toque exclusivo nelas.

Novas tendências

Outro benefício da Biblioteca de Anúncios do Facebook é a oportunidade de descobrir novas tendências no marketing digital.

Você pode analisar os anúncios de diferentes setores e observar quais estratégias estão sendo adotadas com sucesso.

Isso pode incluir tendências em termos de formatos, linguagem, temas e até mesmo abordagens inovadoras.

Ao ficar por dentro das tendências, você pode adaptar suas próprias estratégias de marketing para se manter atualizado e aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem.

Otimização de campanha 

A Biblioteca de Anúncios do Facebook também pode ajudá-lo a executar campanhas de marketing mais econômicas.

Ao evitar os erros de anúncios com desempenho historicamente ruim, você pode garantir que não desperdiçará dinheiro com anúncios que não convertem.

Da mesma forma, combinando técnicas com bom desempenho, você pode criar campanhas mais impactantes.

Sem mencionar que a Biblioteca de Anúncios do Facebook é totalmente gratuita.

Portanto, não há motivo para não incluí-la no processo de planejamento de sua campanha, caso ainda não o tenha feito.

Como fazer pesquisas na Biblioteca de Anúncios?

Embora a Biblioteca de Anúncios do Facebook possa parecer simples e direta, existem várias maneiras diferentes de usá-la para melhorar o alcance, o tom e a eficácia de seus próprios anúncios.

Confira algumas dicas!

1. Escolha uma categoria relevante

Embora haja algo a ser dito sobre tudo o que está disponível na Biblioteca de Anúncios do Facebook, escolher uma categoria relevante por meio de uma pesquisa por palavra-chave pode ajudar a sintonizar melhor sua pesquisa com suas necessidades para desenvolver a melhor estratégia possível.

Se você está interessado em criar anúncios que visam e lidam com questões sociais ou se está totalmente focado em encontrar o esquema de cores com maior probabilidade de atrair pessoas para seus anúncios.

Escolher a categoria de anúncio que está mais intimamente ligada à sua própria marca ou empresa renderá os melhores resultados.

Escolher um período específico também pode ser útil;

Se houver eleições de meio de mandato, por exemplo, encontrar anúncios que correspondam ao seu nicho pode ser mais difícil.

2. Encontre anúncios concorrentes 

A Biblioteca de Anúncios do Facebook pode ser usada para localizar os anúncios de seu concorrente direto para determinar o que eles estão fazendo que você não está.

Ou então, o que eles podem estar fazendo que está dominando ou ampliando seus esforços de marketing. 

Mesmo que você não saiba exatamente o que está procurando quando pesquisa os anúncios de seus concorrentes.

Ter uma ideia geral do que está enfrentando pode ajudá-lo a formular com mais precisão e clareza sua própria estratégia de publicidade e pode ajudá-lo a ajustar seus processos existentes.

Os anúncios concorrentes também podem ajudá-lo a aprender mais sobre o que funciona e o que não funciona em seu próprio nicho.

3. Obtenha inspiração de concorrentes e outras indústrias

A mineração de informações é valiosa e é um dos principais usos do recurso de Biblioteca de Anúncios do Facebook, mas também pode ser usado como fonte de inspiração.

Ao navegar pelos anúncios que estão sendo veiculados (e já foram veiculados) no Facebook, você pode estimular um pouco de sua própria criatividade.

Embora você nunca deva copiar descaradamente o trabalho de outra pessoa, você pode obter bastante inspiração de anúncios existentes e desenvolver algumas novas ideias para sua própria marca ou empresa.

Desde buscar algo que crie um momento “uau” até ver uma nova visão de uma ideia antiga, a Biblioteca de Anúncios do Facebook pode ser uma ferramenta importante no esforço de criar conteúdo de marketing atraente e de alta qualidade.

4. Fique de olho nas tendências de publicidade

Navegar em anúncios do Facebook pode ajudá-lo a ficar de olho nas tendências de publicidade.

Você pode examinar as diferentes técnicas e tentativas utilizadas por pessoas em todos os tipos de nichos e mercados, não apenas no seu.

As tendências publicitárias podem ser facilmente discerníveis, como o uso de um determinado dialeto ou uma série de frases.

Também podem ser mais fáceis de perder sem uma observação cuidadosa e atenção, como referências obscuras a filmes do passado. 

Classifique diferentes anúncios do Facebook para identificar as últimas tendências e práticas de publicidade, a fim de garantir que você permaneça relevante e seja o mais lembrado nas práticas de marketing. 

5. Preste atenção às mensagens da campanha

As mensagens da campanha também são importantes para avaliar porque diferentes marcas se concentram em diferentes aspectos para atender à mesma necessidade.

Alguém que está vendendo creme dental, por exemplo, pode se concentrar principalmente nos benefícios para a saúde de sua marca de pasta de dente.

Enquanto outra pessoa pode se concentrar no valor estético da pasta de dente certa.

Alguém que vende tênis pode se concentrar no conforto, enquanto outra pessoa pode se concentrar no estilo e ainda outra empresa pode enfatizar a sustentabilidade.

Observar as diferentes mensagens oferecidas por outras campanhas de marketing pode ajudá-lo a ajustar sua mensagem.

Além de determinar em quais pontos você pode fornecer valor onde outros não o fizeram — ou onde outros talvez o tenham feito de forma inadequada. 

6. Veja quais formatos de anúncio têm longevidade

Identificar as diferentes mensagens nos anúncios pode ajudar a determinar o quanto você deve atender às questões sociais, mas prestar muita atenção aos anúncios na Biblioteca de Anúncios do Facebook pode ajudá-lo a identificar quais deles continuam aparecendo repetidamente.

A fim de perceber os que resistem ao teste do tempo e seguem o caminho das tendências quase imperceptíveis.

Diferentes formatos de anúncios segmentarão diferentes públicos-alvo, portanto, nem todos os anúncios baseados em longevidade serão para todos.

Em vez de se concentrar no público, preste muita atenção aos resultados do mecanismo de pesquisa, palavras ou frases inteligentes e atemporalidade.

Se um anúncio faz referência a uma palavra ou frase que foi abandonada há muito tempo, ele não tem longevidade e talvez seja melhor evitar uma campanha. 

7. Descubra a diferença com o teste A/B

O teste A/B analisa diferentes variações do mesmo tema nas redes sociais.

O teste A/B é uma ferramenta poderosa porque permite comparar e contrastar dois anúncios ou campanhas específicas.

A fim de descobrir qual dos anúncios funciona melhor e qual possui componentes que devem ser guardados para futuras imagens, anúncios em vídeo e outros materiais de marketing.

Você pode usar o teste A/B de várias maneiras, entre elas testar a receita gerada por um anúncio, o número de engajamentos gerados por uma campanha ou algo totalmente diferente.

O teste A/B permite que você se aprofunde em diferentes abordagens de marketing e saia com um vencedor claro.

Observar as diferentes variações de anúncios do Facebook e como seus concorrentes estão fazendo testes A/B deve lhe dar muita inspiração para seus próprios testes futuros.

Agora que você já conhece a Biblioteca de Anúncios do Facebook, fica mais fácil reunir insights sobre boas práticas e aplicá-los em suas campanhas.

Aproveite que esse é um recurso gratuito e não deixe de usá-lo no seu dia a dia.

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