Nesta terça-feira (30) o Banco Central anunciou a autorização para o aplicativo de mensagens WhatsApp realizar pagamentos e transferências.
Essa movimentação financeira poderá ser realizada entre empresas e pessoas físicas. As transações ficarão sob a responsabilidade das empresas Visa e Mastercard no Brasil.
“A partir das autorizações concedidas, a decisão por iniciar as operações está a cargo das empresas envolvidas”, declarou o Banco Central em comunicado ao InfoMoney.
Vale lembrar que o serviço ainda não está disponível. Apenas foi concedida a autorização de implementação.
WhatsApp Pay
A ideia é realizar transferências sem usar, necessariamente, o internet banking.
O método foi aprovado pelo Banco do Brasil através do Open Banking, sendo um conjunto de regras e tecnologias que possibilita o compartilhamento de dados e serviços dos clientes entre instituições financeiras. Essa operação ficará disponível por meio da integração de seus sistemas.
Neste caso, o WhatsApp funcionará como um iniciador de pagamento — muito diferente da proposta do intermediador de pagamento. Destacamos que o WhatsApp Pay não irá substituir o intermediador de pagamento, devido aos princípios de segurança.
A autorização será mantida?
Provavelmente sim! Devido ao tempo de espera e pronunciamento oficial, o Banco Central não deve renunciar à autorização.
Vale lembrar que, a dúvida vem a tona devido ao tempo da proposta. O WhatsApp tomou a iniciativa de realizar transações de pagamento há quase um ano — nos meses inciais do isolamento social.
Porém, as transações foram bloqueadas pelo BC em seguida. Depois disso, houve muitos desencontros.
De fato, desta vez, a decisão deve ser mantida.