A avaliação de produtos funciona, para um e-commerce, como um gatilho mental que mostra aos clientes interessados em um produto, que a marca é confiável e que o produto é realmente de qualidade.
Em um ambiente tão competitivo como o dos negócios online, é preciso gerar confiança nos clientes para que as vendas aconteçam.
Afinal, ainda existe alguma resistência nas compras online, e um e-commerce falando sobre as suas próprias qualidades pode não ser muito eficiente.
O ideal é contar com declarações de consumidores que já compraram esse produto para gerar mais confiança e credibilidade em torno da marca.
No entanto, também existe certa resistência em fazer avaliações.
Apesar de esse já ser um fator que pode influenciar a decisão de compra na internet, é preciso conhecer as maneiras de estimular essa estratégia na sua loja online.
Neste artigo, vamos falar sobre a avaliação de produtos e explicar a importância dessa estratégia.
Também vamos, mostrar o caminho para você conseguir aumentar as avaliações do seu negócio em alguns passos simples. Confira nas próximas linhas!
O que é a avaliação de produtos?
A avaliação de produtos é uma poderosa ferramenta que influencia na decisão de compras de muitos consumidores.
Isso porque, no caso dos e-commerces, a avaliação de produtos é feita por meio de notas e de comentários sobre um produto ou serviço, feito por pessoas que já compraram da marca.
Na maioria dos casos, a avaliação é feita por meio de uma nota, que vai de 1 a 5 ou por uma classificação por estrelas, que também vai de 1 a 5.
Em ambos os casos, senão em todos, além de avaliar por meio de uma pontuação, os usuários também dispõem de uma área para deixar os comentários que desejarem.
O objetivo de contar com avaliações e disponibilizá-las para o público, é fazer com que esses futuros clientes, tomem a decisão de compra de uma maneira mais rápida, através da visão de quem já é cliente.
Isso porque uma loja online não vai conquistar credibilidade junto aos consumidores se somente ela falar sobre as vantagens e benefícios dos produtos.
Portanto, os sites e e-commerces disponibilizam as avaliações feitas pelos usuários para incentivar e persuadir outros potenciais clientes a comprarem da marca.
Como funciona a avaliação de produtos?
A avaliação de produtos para o e-commerce funciona muito como uma recomendação sobre determinados produtos, considerando a opinião de quem já fez negócios com a marca pela internet.
Essa é uma solução encontrada justamente para contornar obstáculos e objeções de compras que muitos clientes ainda podem ter ao fazerem negócios online.
Afinal, a falta de confiança nas lojas ou nos produtos é um fator que faz com que muitas pessoas resistam aos negócios online.
Uma grande vantagem de usar a avaliação como prova social e contornar essa objeção é que quem está falando sobre o produto não tem nenhuma relação financeira com a loja que está vendendo.
Muito pelo contrário, as avaliações são feitas por clientes e consumidores comuns.
Portanto, sempre que um cliente consome da sua loja, ele vai buscar pela página de avaliações.
Isso ocorre antes da compra, já que faz parte da jornada de compras dele pesquisar por avaliações dos produtos e das marcas.
Mas também na pós-compra, já que muito provavelmente ele vai querer deixar um testemunho sobre a experiência que teve com a sua loja.
Muito se engana quem pensa que apenas os produtos são avaliados.
Como já mencionamos, os clientes querem saber tudo sobre a marca e sobre o quanto ela é comprometida com as soluções que está oferecendo.
Portanto, são diversos os pontos que costumam ser avaliados, quando falamos na classificação por notas ou estrelas. Alguns desses pontos são:
- sobre o produto;
- sobre a confiabilidade da empresa;
- sobre as condições de entrega;
- sobre o prazo de entrega;
- sobre a integridade com que os produtos chegam.
Benefícios da avaliação de produtos para o e-commerce
Por mais que essa estratégia possa parecer desvantajosa, já que existe a possibilidade de uma empresa ter muitas avaliações negativas, o movimento é justamente o contrário.
Isso porque cada vez mais os empreendedores estão buscando formas de incentivar os seus clientes a avaliarem os produtos que compraram.
A lógica é simples. Se a sua empresa recebe muitas avaliações negativas, provavelmente o problema está nos produtos, serviços ou soluções ofertadas, e não no sistema de avaliação.
A avaliação serve como uma prova social muito valiosa.
Confira a seguir alguns dos benefícios da avaliação de produtos para o e-commerce. Acompanhe!
Melhorar a reputação da empresa
A reputação de uma loja online é fator fundamental para que clientes novos se sintam confortáveis em fazer negócios com ela.
Sobretudo para empresas novas, construir essa reputação não é tarefa fácil.
É preciso contar com estratégias sólidas e com tempo para que a marca seja percebida com boa reputação.
Uma maneira eficiente e mais rápida de construir essa reputação é justamente por meio de avaliações de clientes.
Quando um novo potencial consumidor acessar o seu canal de vendas e se deparar com boas avaliações de clientes reais, as chances dele se sentir disposto para fazer negócios com você são muito maiores.
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Gerar confiança nos clientes
O benefício apresentado acima está diretamente relacionado à confiança e à segurança que os consumidores precisam para comprar online.
Como já vimos, a falta de conhecimento e a insegurança são fatores que fazem com que as pessoas ainda deixem de comprar pela internet.
Logo, uma marca bem posicionada e que é bem percebida pelos consumidores faz com que outras pessoas também se sintam seguras para fazer compras.
Isso ocorre, principalmente para os produtos que têm um valor de aquisição alto.
Aumentar as vendas
Como consequência de boas avaliações, com uma marca que é bem percebida e que tem clientes seguros em fazer negócios com ela, as vendas tendem a aumentar muito.
Por isso, muitos negócios online estão buscando formas de estimular cada vez mais as avaliações.
Outro fator beneficiado pelas boas avaliações é o ticket médio, já que os seus clientes estarão confortáveis para fazer mais de uma compra no seu canal de vendas online, mesmo que o valor seja elevado.
Fazer uma autoavaliação
As empresas devem buscar constantemente dados e informações sobre o negócio e sobre os produtos que comercializa. Assim, será sempre possível entender o que gera bons resultados e o que não.
Portanto, com as avaliações dos clientes sobre os processos do negócio, prazo de entrega, qualidade do produto, atendimento, formas de pagamento e muito mais, os gestores podem coletar informações valiosas.
Essas informações, também servem para guiar as futuras decisões e realizar as alterações necessárias do negócio.
Otimizar o SEO
Nas páginas de avaliação em que um espaço para comentários escritos é disponibilizado, as chances de otimizar a estratégia de SEO são muito grandes.
Isso porque as avaliações com texto podem acabar sendo identificadas como conteúdo.
Logo, os comentários que contiverem palavras-chave relacionadas ao produto ou à sua marca têm grandes chances de aparecerem nas páginas de buscas dos principais motores de pesquisa da internet.
Como conseguir mais avaliações de produtos
Após saber o que é, como funciona e qual a importância da avaliação de produtos para os e-commerces, é preciso saber como estimular os clientes a avaliarem o seu negócio ou os seus produtos.
Existem muitas maneiras de tornar isso possível. Abaixo, você verá algumas das principais maneiras de conseguir mais avaliações de produtos para a sua loja. Vamos lá!
Peça aos clientes
Principalmente para quem está se posicionando recentemente no mundo online ou para quem ainda não investiu nas avaliações, conseguir uma primeira avaliação pode ser desafiador.
Contudo, o primeiro passo é pedir aos seus clientes que avaliem os produtos já adquiridos.
Não é preciso ter vergonha no momento de solicitar essa gentileza dos seus consumidores.
Existem muitas maneiras de fazer isso, como utilizando o e-mail marketing e disponibilizando no corpo desse e-mail um link direto para a sua página de avaliações.
O ponto principal é ter a confiança de que o seu negócio tem produtos de qualidade e de que a sua marca investe na satisfação dos consumidores.
Quando os clientes estão satisfeitos, é muito provável que eles ajudem a empresa. Basta apenas um pequeno estímulo, como pedir que tomem uma ação.
Simplifique o processo
Eliminar as resistências é fundamental para que os consumidores se sintam mais inclinados a fazerem as avaliações.
Por isso, todo o processo deve ser simplificado. Formulários muito longos e pouco objetivos podem desestimular ou até mesmo causar confusão na hora de coletar e processar as avaliações.
Por isso, na hora da construção do site, reserve um espaço para as avaliações e garanta que o processo e o formulário sejam simples, objetivos e com perguntas concisas para que gerem bons resultados.
Ofereça um bônus
Existem muitos fatores que podem dificultar a realização de avaliações, por parte dos clientes.
Logo, é necessário pensar em estratégias para contornar essa resistência. A oferta de descontos especiais e bônus para quem responder os questionários e fizerem avaliações é uma boa estratégia.
Com ela, você passa a trabalhar com o gatilho da reciprocidade, que é muito poderoso para influenciar o comportamento dos usuários.
Assim, você oferece um bônus para quem fizer avaliações e o cliente sente a necessidade de contribuir com a marca.
Portanto, empresa e consumidor saem beneficiados dessa troca mútua de favores.
Oferecer bônus também é uma boa opção para os negócios que ainda não têm nenhuma avaliação e precisam de um primeiro passo.
Invista em uma audiência engajada
Sempre que uma empresa investe no engajamento de sua audiência, seja por meio de ações de marketing, redes sociais e muito mais, essa empresa ganha muito.
Principalmente, porque ela passa a contar com consumidores muito mais propensos a participarem das campanhas realizadas pela marca, por exemplo.
Com boas ações de branding e customer success, uma empresa pode contar com avaliações de seus clientes.
Na maioria dos casos, serão boas avaliações, já que a tendência é que tenha clientes fiéis e evangelizadores da marca.
Com comentários verdadeiros e de clientes que realmente consomem e gostam da marca, as chances de avaliações positivas e numerosas são muito maiores.
Dessa forma, não há segredos, isso é tão poderoso que se torna sinônimo de mais vendas e aumento na receita do negócio.
Aposte no modelo de estrelas
Como os comentários podem se tornar um entrave para a avaliação, por mais importante que sejam, é preciso oferecer alternativas mais simplificadas e rápidas de mensurar a satisfação com a empresa e os produtos.
O modelo de estrelas é uma alternativa simples para essa questão.
Ela trabalha com um modelo que mede a satisfação em um nível de 1 a 5, onde é traçada uma média entre o número de avaliações e o número de estrelas.
É uma excelente maneira de medir o grau de satisfação dos seus clientes.
Permita que os clientes insiram fotos
Assim como existem consumidores que não têm muita paciência para fazer avaliações mesmo que o processo seja bem simplificado, já existem aqueles que desejam fazer uma avaliação mais completa.
Para esses casos, é interessante disponibilizar um espaço para que imagens sejam inseridas junto com o comentário e o modelo de estrelas.
Isso porque muito provavelmente esse cliente não teve contato com o produto, sendo a única referência a foto que o seu e-commerce colocou na descrição do produto.
Com isso, esse consumidor está procurando maneiras de fazer comparações para ter a certeza de que o produto que chegou é o mesmo que constava na foto da descrição.
Logo, permitir que quem já comprou o produto possa postar uma foto pode ser um fator decisivo para influenciar outros compradores.
Disponibilize uma caixa de texto
Como já falamos, a caixa de texto é ideal para oferecer um processo de avaliação mais completo para os usuários.
Muitos clientes se sentem confortáveis para exprimir uma opinião mais pessoal do que as que estão no formulário de avaliação.
Portanto, certifique-se de que na página de avaliação, os usuários poderão comentar sobre a experiência de compras, sobre a relação com a marca, sobre o produto e tudo o mais que for relevante para ele.
Outros clientes poderão ler essas avaliações tornando a experiência muito mais completa e decisiva.
A avaliação de produtos é uma estratégia muito útil para que os e-commerces possam mostrar aos potenciais clientes que os seus produtos são realmente aquilo que estão sendo ofertados.
Afinal, quando um cliente se depara com avaliações, principalmente as positivas, falando sobre um produto ou sobre a marca que compraram, isso funciona como uma prova social.
Por isso, é tão importante entender como funciona a avaliação de produtos, como ela pode ser feita, quais sãos as boas práticas e quais as formas mais eficientes para influenciar os seus consumidores a deixarem uma avaliação no site do seu e-commerce.
Então, como você trata esse assunto na sua empresa? Nos conte aqui nos comentários e compartilhe essa informação com alguém que precisa aprender mais sobre isso!
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