Empresas querem ser vistas como especialistas na sua área. Isso é importante para criar confiança no consumidor, estreitar o relacionamento com ele e ser lembrada no momento da compra.
Por isso, construir autoridade de marca é fundamental nas estratégias de branding.
Os consumidores têm dezenas de opções de marcas para comprar produtos.
Mas a empresa que conseguir chamar sua atenção e conquistar sua confiança larga na frente. As decisões de compra se tornam mais fáceis quando as pessoas confiam em uma marca.
E a construção de autoridade contribui para isso.
Neste artigo, vamos analisar melhor o poder da autoridade de marca e como você pode fortalecer a sua. Acompanhe agora para saber tudo!
O que é autoridade de marca?
Autoridade de marca ou brand authority é um poder atribuído pelo mercado à sua empresa, que reconhece a sua credibilidade e expertise na sua área de atuação.
Uma marca que tem autoridade no mercado é vista como especialista e ganha a confiança do público.
A autoridade de marca se desenvolve quando a empresa demonstra seu conhecimento, ajuda seus clientes e consumidores e constrói uma reputação positiva no mercado.
Neste estágio, as marcas se tornam referências, iniciam conversas e lançam tendências e, muitas vezes, são imitadas pelos seus concorrentes.
Portanto, é também um elemento para se destacar diante de concorrência e agregar valor à marca.
Você mostra que domina os assuntos do seu nicho e sabe como resolver os problemas dos clientes da melhor forma.
Isso é tudo o que um consumidor deseja. Por isso, as pessoas até se dispõem a pagar mais pelos seus produtos.
Elementos fundamentais da autoridade de marca
Autoridade de marca pode parecer um conceito um pouco abstrato. Mas, quando você conhece os pilares do brand authority, fica mais fácil identificar quando uma marca é reconhecida pelo público dessa forma.
Agora, vamos conhecer quais são os elementos fundamentais que caracterizam uma marca de autoridade:
Reputação
A autoridade de uma marca depende da sua reputação no mercado. Empresas que são bem-vistas pelo público, que têm uma atuação consolidada e nutrem uma imagem positiva no mercado têm uma autoridade mais forte.
Consumidores, clientes, parceiros, colaboradores e a opinião pública em geral são os stakeholders que constroem a sua reputação.
Então, se você deseja fortalecer a sua imagem e autoridade no mercado, deve mirar em todos eles.
Credibilidade
A credibilidade é outro pilar do brand authority. Uma empresa que tem autoridade no mercado deve conquistar a confiança do público.
Para isso, é importante demonstrar seu conhecimento e saber resolver as necessidades do público por meio das suas soluções.
Como vamos ver mais adiante, a produção de conteúdo no marketing digital é fundamental para isso, mas também deve estar integrada às estratégias de produto.
Afinal, é no momento da experiência de uso que o consumidor confirma se pode confiar na empresa.
Reconhecimento
Por fim, uma marca de autoridade deve ser reconhecida no mercado.
Não adianta construir um discurso de que você é especialista na área se essa informação não tem ressonância entre os seus públicos. São eles que devem dizer que você é uma autoridade.
Existem algumas formas para perceber esse reconhecimento.
Você pode verificar se o público reconhece a marca como uma autoridade por meio das avaliações da empresa na web.
Além disso, quando o Google reconhece a autoridade, a marca tende a estar nas primeiras posições do buscador.
Autoridade de marca e SEO: como esse conceito melhora posições no Google
Uma marca que investe em SEO e aparece nos primeiros resultados das buscas do Google demonstra autoridade.
Ela recebeu o reconhecimento do Google e aparece à frente dos concorrentes, em um ranking que organiza e ordena os melhores resultados para os usuários.
Para fazer esse ranking, o Google analisa uma série de fatores.
Mas um dos elementos mais importantes é a relevância daquele site no mercado, principalmente dentro do seu nicho. E como o Google entende isso?
Primeiramente, o buscador analisa o conteúdo do site. Aquela página, artigo ou o próprio autor têm domínio do assunto?
O conteúdo é de qualidade, atualizado e com boas referências? Esses são alguns pontos que o E-A-T levanta.
E-A-T são as iniciais dos conceitos que o Google utiliza para analisar se um conteúdo tem qualidade na web. Expertise, Autoridade (Authoritativeness) e Confiabilidade (Trustworthness) fazem parte das diretrizes de qualidade da pesquisa.
Essas diretrizes orientam avaliadores humanos sobre o que eles devem considerar um bom resultado de busca no Google.
Portanto, expertise, autoridade e confiabilidade — características que compõem o brand authority — são fundamentais para o Google.
Além disso, o buscador analisa também analisa o lado de fora do site, as relações que ele estabelece com o mercado, que as empresas podem otimizar por meio do SEO off page.
Nessa análise, o Google entende que os sites com quem a marca se relaciona dizem muito sobre ela.
Então, quando o site recebe muitos links e menções de outras páginas nos quais o buscador confia, isso é um sinal de que pode também confiar naquela marca.
Estratégias para construir brand authority
Agora, vamos conhecer algumas estratégias eficientes para construção de autoridade de marca, que envolvem marketing e branding. Acompanhe:
Conhecer as necessidades do consumidor
A construção de uma marca de autoridade começa por conhecer melhor os consumidores, o que eles querem resolver, o que eles mais valorizam.
Entenda quais são as suas dúvidas e necessidades e, partir disso, de que forma os seus conteúdos, produtos e estratégias podem solucionar os problemas deles.
Definir os valores da marca
Autoridade se constrói com uma marca forte. Por isso, as estratégias de branding devem começar com a consolidação dos valores da marca.
Quando a marca tem valores bem definidos e os incorpora em suas estratégias, os consumidores se identificam e se aproximam mais dela.
Publicar conteúdo de qualidade e materiais ricos
Para mostrar que você domina os assuntos da sua área de atuação, explore o marketing de conteúdo. Publicações em blogs e materiais ricos (e-books, webinars, planilhas, relatórios de pesquisas etc.), com conteúdos relevantes e informações de qualidade, ajudam a resolver as dúvidas dos consumidores e constroem a sua imagem como referência no mercado.
Fortalecer a presença nas redes sociais
As redes sociais também são poderosas para construir autoridade na web.
Você pode utilizar Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e outras plataformas para demonstrar seu conhecimento e educar os clientes, mas também se manter presente no dia a dia e na lembrança dos consumidores.
Realizar o Digital PR
Digital PR são estratégias de relações públicas no ambiente da web. Significa criar e estreitar relações com públicos e parceiros estratégicos, como influenciadores e profissionais de imprensa.
Dessa maneira, você recebe citações na mídia, aumenta a visibilidade e o reconhecimento online da marca e fortalece a sua reputação.
Criar uma rede de backlinks de autoridade
Uma rede de backlinks de autoridade fortalece a sua credibilidade junto ao Google.
Você mostra aos robôs do buscador que se relaciona com sites confiáveis e, portanto, merece também confiança.
Dessa forma, os backlinks transmitem autoridade para o seu site e melhoram o seu rankeamento nas buscas.
Incentivar as avaliações de clientes
Avaliações positivas de clientes ajudam a fortalecer sua reputação online.
Elas mostram que os clientes gostam da sua marca e funcionam como prova social, que influencia outros consumidores a experimentar seus produtos.
Integrar com as estratégias de produto
De nada adiante criar boas estratégias de marketing digital e branding, se o produto não entrega o que promete.
Por isso, a área de produto do seu negócio deve investir em qualidade para oferecer a melhor experiência de uso para os consumidores, que tende a trazer maior satisfação e fidelidade à marca.
Como medir a autoridade de marca
Autoridade de marca é um conceito abstrato. Não é possível medir diretamente se a sua marca tem o reconhecimento do público como especialista, se é uma referência para eles.
Por isso, é preciso adotar algumas métricas que evidenciam essas características.
Uma das formas de medir a autoridade de marca é monitorar o posicionamento do site no Google.
Quando você alcança os primeiros lugares para palavras-chave que são importantes na sua área de atuação, significa que o Google reconheceu que você é uma autoridade.
O Google Search Console oferece recursos para fazer esse monitoramento.
Além disso, a Moz oferece ferramentas de análise de URLs que apresentam duas métricas importantes em SEO: autoridade de domínio (Domain Authority) e autoridade de página (Page Authority).
São métricas com uma pontuação que indica a probabilidade de um site ou página ser bem classificado no Google. Utilize o Link Explorer da Moz para analisar essas métricas
Você também pode monitorar as manifestações dos consumidores para entender o que estão falando da sua marca.
Nas redes sociais, artigos de reviews e avaliações de clientes, eles podem demonstrar se estão satisfeitos ou não.
Assim, as menções à marca na web revelam como está sua autoridade no mercado. Uma ferramenta de social listening, como Buzzmonitor, pode ajudar você.
Também é possível rodar pesquisas específicas de feedback com os clientes e de lembrança de marca.
Uma pesquisa da share of mind, por exemplo, pode mostrar quais são as marcas mais lembradas, sendo que a lembrança é um sinal de que aquela marca é uma referência no mercado.
Cases de sucesso: exemplos de empresas de sucesso na autoridade de marca
Se você pensar em determinados nichos de mercado, certamente vai se lembrar de algumas marcas que são referências.
A lembrança mostra que essas marcas conquistaram autoridade e são vistas como especialistas em suas áreas.
Mas não é por acaso que elas chegaram lá. Nas estratégias de marketing e branding, elas focaram na construção de uma marca consistente. Vamos ver agora alguns exemplos de sucesso:
GoPro
A GoPro é uma autoridade no nicho da câmeras de ação.
Aliás, foi a própria marca que criou essa categoria e se tornou sinônimo dela, com um produto inovador e eficiente: pequenas câmeras de alta tecnologia que podem ser usadas em condições extremas.
A GoPro é um exemplo de como as estratégias de produto se integram ao marketing, já que as câmeras oferecem a melhor experiência aos clientes.
Para isso, foi importante também entender as necessidades do consumidor e fortalecer no marketing os valores do branding, relacionados à aventura, esporte e ação.
Patagonia
A Patagonia é uma marca de vestuário e equipamentos outdoor.
Mas a empresa se tornou uma marca de autoridade porque foi muito além disso.
A Forbes também cita a Patagonia como um case quando se fala em brand authority.
O ativismo ambiental está na essência da marca, que destina boa parte dos seus lucros a ações a favor do meio ambiente, recupera produtos usados e produz conteúdos que conscientizam sobre a importância da preservação da natureza.
Dessa forma, os consumidores veem na marca uma empresa em que podem confiar.
Eles se identificam com os valores da marca e entendem que ela cumpre o que promete, sem deixar apenas no discurso como muitas marcas fazem.
Desafios na construção de autoridade de marca
O principal desafio na construção de autoridade de marca está no fato de que isso não depende apenas de você. Não basta simplesmente se autointitular como uma marca de autoridade.
São as pessoas com quem você se relaciona que devem atribuir essa característica a você.
Por isso, a construção de autoridade de marca tende a levar tempo.
As empresas devem traçar estratégias consistentes, não apenas voltadas para o público externo, mas também para os colaboradores.
Nesse caminho, porém, as empresas podem enfrentar obstáculos que dificultam a conquista de reputação e reconhecimento pelo público.
Muitas marcas podem passar por crises de imagem, que geralmente ocorrem quando reclamações de clientes fogem do controle da empresa e se espalham nas redes sociais.
Nesses casos, é preciso ter um plano de contingência para mitigar os efeitos negativos e recuperar a reputação, de maneira que a autoridade da marca não seja afetada.
Autoridade de marca local: estratégias específicas para negócios locais
Negócios locais devem construir autoridade na sua região. São as pessoas próximas ao seu endereço que vão movimentar o negócio, frequentar diariamente e recomendar seus produtos e serviços na vizinhança.
Para isso, existem estratégias específicas de marketing local, que vão além do marketing digital.
O SEO local é fundamental: você deve cadastrar a empresa no Google Meu Negócio, que é a principal ferramenta para aparecer nas buscas locais dos usuários, preferencialmente com boas avaliações e todos os dados que eles precisam para chegar lá.
Além disso, é preciso ir além do marketing digital e se comunicar com o público offline.
Promover ou patrocinar eventos locais, criar parcerias com outros negócios na vizinhança e participar das atividades da comunidade são ações importantes para conquistar autoridade de marca local.
Agora, já está mais claro o que é autoridade de marca para você, não é?
Utilize esse conceito para criar estratégias de marketing e branding que fortaleçam a reputação e credibilidade do seu e-commerce junto aos seus públicos, de maneira que eles reconheçam a autoridade no mercado.
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