Automação para e-commerce: como facilitar as tarefas do dia a dia? As melhores dicas!

Automação para e-commerce como o nome sugere, é quando você usa recursos para facilitar as tarefas desgastantes do dia a dia como: alto fluxo de atendimento ao cliente, e-mail marketing, precificação de produtos e controle de estoque. Estes são apenas algumas das tarefas que podem ser automatizadas na sua gestão para obtenção de melhores resultados.
automação de marketing

Principais tópicos

Cada vez mais consumidores fazem suas compras online e isso significa que há mais oportunidades de venda e, por consequência, mais tarefas para administrar. Com isso, a automação para e-commerce se torna ainda mais importante nos dias atuais.

Mesmo que você tenha um bom planejamento, dificilmente vai conseguir lidar com todas as demandas do seu público manualmente. 

Investir em automação é uma forma de facilitar o crescimento do seu negócio e melhorar a experiência do cliente.

Acompanhe e entenda melhor como funciona a automação para e-commerce e como usá-la.

O que é a automação para e-commerce?

Como o nome diz, trata-se de uma série de ferramentas e procedimentos usados para realizar algumas tarefas sem intervenção humana e com mais eficiência.

Ao invés de ter profissionais dedicados a lidar com demandas repetitivas e sem muito retorno, você deixa uma máquina assumir essa responsabilidade.

Você pode aplicar a automação a várias áreas, incluindo algumas que nem imagina.

Desde o atendimento ao público até a análise de desempenho das vendas. Basta saber onde ela é mais eficaz e onde você precisa de um toque humano.

Benefícios da automação para um e-commerce

Se você entende de e-commerce, então sabe quanto trabalho tem que fazer para ter um bom desempenho de vendas e manter sua rentabilidade.

Veja aqui algumas das principais vantagens que ela oferece.

Redução dos custos

Manter uma loja virtual funcionando adequadamente exige um bom investimento e capital de giro. Tanto na manutenção dos seus produtos quanto na divulgação, atendimento e resolução de problemas.

A automação de e-commerce é uma forma de reduzir alguns desses custos.

Certas tarefas são realizadas mais rápido e com menos infraestrutura, liberando sua equipe para atuar em áreas mais produtivas.

Diminuição da burocracia

Se você cuida de certas tarefas manualmente, precisa tomar cuidado extra para evitar erros e manter tudo em ordem. Especialmente na hora de prestar contas ou lidar com suas finanças.

Um efeito colateral disso é que o trabalho tende a ficar mais lento e burocrático.

Porém, a máquina pode seguir um processo de forma rápida e segura, minimizando erros.

Ou seja, não é necessário lidar com os mesmos estágios de verificação, o que torna o processo mais ágil e eficiente.

Aumento da produtividade

Ferramentas de automação também ajudam a agilizar diversas tarefas do dia a dia. Organização de relatórios, prestação de contas, envio de e-mails, campanhas de marketing, entre muitas outras.

Com o tempo, você logo vê os efeitos positivos dessas ferramentas em sua produtividade.

Integração entre processos

Há uma série de ferramentas envolvidas na gestão de um e-commerce. Além de ter que lidar com a própria plataforma de vendas, você também vai precisar de softwares de gestão financeira, controle de estoque, CRM, entre outros.

E as informações de um influenciam como você usa os outros.

Boas ferramentas de automação também servem para integrar essas ferramentas e processos. Ou seja, ajudam a um fluxo de trabalho eficiente e saudável.

Foco na experiência do cliente

Quando se trata de e-commerce, experiência do usuário deve sempre vir em primeiro lugar.

Qualquer atraso para tirar dúvidas, páginas que demoram a abrir ou solução incorreta acaba prejudicando a imagem da sua loja.

Um dos objetivos da automação é promover a qualidade dessa experiência. Seja com um atendimento mais rápido ou levando o cliente até o produto desejado de forma mais eficiente.

Diminuição de erros

Parte do planejamento de qualquer processo envolve considerar a possibilidade de erro humano.

Ainda assim, é algo que você deve evitar sempre que possível, para não impactar no desempenho do seu e-commerce.

Processos automatizados têm menor chance de erro, já que não envolvem ação humana. A máquina apenas segue as instruções à risca de forma consistente.

Mensuração dos resultados

Outro ponto importante sobre a automação para e-commerce é que ela produz vários dados relevantes sobre sua empresa.

E, com isso, você tem acesso a relatórios detalhados sobre suas vendas. Algo muito útil para montar o seu planejamento de negócios.

Quais atividades podem ser automatizadas em um e-commerce?

Dependendo do tipo de e-commerce que você tem, há uma série de tarefas que você pode automatizar.

Confira aqui algumas das mais comuns.

Atendimento ao cliente

Uma das formas mais comuns de automatizar sua loja virtual é o atendimento.

Ao invés de ter que esperar por um atendente humano toda vez, você pode criar um sistema capaz de lidar com as dúvidas mais frequentes por conta própria.

Assim, você poupa recursos e consegue direcionar seu público de forma mais eficiente.

Automação de marketing

Outra aplicação bastante comum dessas ferramentas é a automação de marketing. Mais do que nunca, o marketing digital é a melhor forma de alcançar um público amplo.

Porém, dificilmente uma pessoa consegue administrar várias redes sociais, e-mails e campanhas por conta própria.

É essencial contar com boas ferramentas de automação para tornar esse trabalho mais eficiente.

Gestão das finanças

Saber como administrar os recursos financeiros do seu e-commerce é uma das suas tarefas mais importantes. Vale a pena investir em qualquer ferramenta que te ajude nesse ponto.

Várias opções de automação também contribuem bastante nesse ponto. Assim, você consegue monitorar as vendas realizadas, seus gastos e manter um fluxo de caixa saudável para seu negócio.

Configuração dos preços

Aprender como calcular o preço de venda no seu e-commerce não é uma tarefa fácil. Há muitos fatores a serem levados em conta, desde os custos envolvidos até a demanda pelo seu produto.

Para definir o valor certo, o ideal é contar com algumas ferramentas de automação. Especialmente aquelas que você também vai usar para fazer o controle financeiro do seu negócio.

Controle de estoque

Um erro comum na gestão de e-commerce é anunciar um produto que não está mais disponível em estoque. 

Além de perder uma venda, causar essa inconveniência ao seu cliente pode prejudicar sua imagem.

Vale a pena usar ferramentas de gestão de estoque como parte da sua automação para e-commerce.

Assim, você pode controlar melhor a disponibilidade de produtos e planejar adequadamente sua agenda de fornecimento.

Pedidos e entregas

A menos que trabalhe com infoprodutos, seu e-commerce precisa incluir a entrega dos pedidos em seu planejamento. Ou seja, qualquer erro nesse processo pode prejudicar seu desempenho.

Com algumas ferramentas de automação, é mais fácil manter o controle de quais pedidos estão em abertos, quais estão atrasados e quais já foram fechados.

Como começar a automatizar o e-commerce?

A automação para e-commerce é um passo importante para vender mais na sua loja virtual.

O grande desafio é saber como aplicar essas ferramentas adequadamente. Quais delas têm um impacto positivo nas suas vendas e facilitam seu trabalho diário.

É importante lembrar também que a automação não deve ser aplicada indiscriminadamente.

Algumas tarefas precisam de um toque humano, seja para dialogar com o cliente ou identificar alguma oportunidade.

Como Implementar a Automação em E-commerce

Para garantir que a automação vai ter o resultado que você espera, é importante seguir alguns passos. Veja aqui os principais.

Avaliação das necessidades do negócio

Antes de fazer qualquer investimento, você precisa entender a fundo quais são as demandas internas do seu e-commerce.

Quais são os desafios que você enfrenta e como eles impactam suas vendas. A partir disso, você pode definir como esses problemas serão corrigidos.

Seleção das ferramentas adequadas

Com alguns objetivos já bem definidos, o próximo passo é escolher quais ferramentas você pretende utilizar.

Pode ser um software de gestão de estoque, ERP, automação de atendimento, entre outras opções.

O importante é que cada um delas solucione um dos problemas que você já listou.

Integração das ferramentas com a plataforma de e-commerce

Além de serem úteis por conta própria, as ferramentas de automação para e-commerce também precisam dialogar com a sua plataforma.

Ou seja, elas devem poder trocar informações entre si para melhorar seus processos.

Por exemplo, um software de controle de estoque precisa receber automaticamente qualquer informação sobre vendas concluídas para atualizar seu registro.

Assim, ele pode informar o site se um produto não está mais disponível.

Configuração de fluxos de trabalho automatizados

Como mencionamos mais acima, algumas tarefas são repetitivas, triviais e consomem bastante tempo.

Porém, elas ainda são essenciais para o desempenho do seu e-commerce.

Nesses casos, você pode investir em automação para que essas tarefas sejam realizadas por conta própria, reduzindo seus custos e liberando mais tempo para elevar a qualidade do atendimento.

Tipos de automações que podem ser feitas

Com um direcionamento mais claro, tudo que resta é estabelecer como você pretende colocar a automação para e-commerce em prática.

Veja a seguir alguns dos principais exemplos e como eles beneficiam seu negócio.

Plataforma de e-commerce com dados integrados em um único painel

Conseguir visualizar e analisar dados é uma tarefa fundamental para o desempenho da sua loja virtual.

Algo que fica bem mais fácil com uma plataforma integrada. Assim, todos os dados aparecem de forma organizada, facilitando sua leitura e avaliação futura.

A plataforma Tray E-commerce oferece suporte para os mais diversos canais de vendas. Ela é pensada para otimizar seu atendimento e facilitar o uso de diferentes marketplaces.

Quer conhecer mais sobre a Tray? Confira o vídeo abaixo e tire todas as suas dúvidas!

E-mail para receber novos clientes

Ao contrário do que alguns acreditam, o e-mail marketing tem grande valor para todo tipo de negócio.

Assim que um cliente se cadastrar em seu site, você pode enviar uma mensagem agradecendo seu acesso e mostrando suas ofertas. 

Uma mensagem automática personalizada já contribui bastante com sua decisão de compra.

Mensagens de engajamento e retenção

Seja por e-mail, nas redes sociais ou em outros canais, é fundamental manter um cliente engajado com sua marca. Se o público esquece que sua loja existe, dificilmente você consegue fechar negócio.

Enviar uma mensagem automática após um intervalo definido, por exemplo, já aumenta as chances de fechar uma nova venda em breve.

Recuperação de carrinho abandonado

O carrinho abandonado é um problema recorrente em todo e-commerce. 

Um potencial cliente adiciona produtos ao seu carrinho, mas fecha seu site antes de fechar negócio.

Pode acontecer devido a um cliente indeciso, distração ou algum fator que deixou a compra menos interessante logo antes do checkout.

Nesses casos, você precisa de um plano para conseguir fechar essa venda. Por exemplo, uma notificação automática caso o cliente deixe esse carrinho em aberto por muito tempo.

Comunicação pós-compra

Manter contato com o público aumenta bastante suas chances de fechar negócio novamente.

E você também pode incluir essa estratégia na automação para e-commerce, seja por ferramentas como o CRM ou com o envio de mensagens automáticas.

O mais importante é fazer com que esse cliente continue em contato com sua marca.

Gestão de estoque

Como já mencionamos, ferramentas de automação ajudam bastante na hora de gerenciar o estoque da sua loja online.

Assim, você evita fechar vendas para produtos que não tem disponíveis, o que seria uma dor de cabeça ainda maior para corrigir.

Além disso, é mais fácil identificar se essas quebras de estoque são recorrentes, o que indica que é hora de ampliar suas operações.

Atendimento inicial eficiente

Causar uma boa primeira impressão te dá chances bem melhores de fechar uma venda. E, para isso, você precisa ter um plano de atendimento ao cliente muito bem elaborado.

Com a automação para e-commerce, você pode acelerar esse processo, respondendo dúvidas recorrentes em bem menos tempo.

Se ainda for necessário, um atendente humano pode lidar com situações mais complexas.

Segmentação de clientes

Cada perfil de cliente possui seus próprios padrões de consumo. Ou seja, os métodos que funcionam para fechar negócio com um não vão sempre funcionar com outro.

Porém, se você souber como usar suas ferramentas, pode segmentar seus clientes e elaborar processos de captação e nutrição separados, levando em conta suas especificidades.

Agora você já entende melhor a importância da automação para e-commerce.

Se a intenção é fazer seu negócio crescer, atraindo mais clientes a cada dia, então você deve começar a investir nessas ferramentas quanto antes.

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