Pela importância que a internet conquistou nas nossas vidas, não faz sentido algum ignorar sua força como canal de vendas. Para ter sucesso nessa empreitada, porém, é preciso investir em mídia digital. É por meio desse tipo de estratégia que sua loja virtual se tornará conhecida do público para, a partir daí, estabelecer uma presença digital sólida.
Tudo bem que a divulgação inicial é muito importante no e-commerce, mas é essencial ter em mente também que um bom trabalho nessa área cumpre ainda outro papel: conduzir o cliente em sua jornada de compra. O objetivo é, portanto, entregar a mensagem adequada, no melhor momento possível e para a pessoa certa.
Quer entender como usar a mídia digital para ter uma relação mais próxima com seus clientes e, assim, alavancar seus resultados? Acompanhe os próximos tópicos para conhecer os principais aspectos que precisam ser observados em uma boa estratégia!
1. Inclua ações de divulgação no planejamento
Não tem como escapar: é simplesmente impossível ter sucesso no ambiente empresarial sem planejamento. Aliás, sabia que essa é a principal causa do fracasso de muitos empreendedores no Brasil? Não se esqueça que, se não há planejamento, surge logo o improviso.
Por mais que isso funcione em situações pontuais, para ter um negócio bem-sucedido, é essencial colocar tudo certinho no papel — o que vai vender, para quem, em quais condições e que objetivos pretende alcançar a curto, médio e longo prazos.
As respostas para essas questões são cruciais para tudo, desde a definição do seu modelo de negócio até a fundamentação da sua estratégia de comunicação. É a partir daí que você conseguirá estabelecer as melhores táticas para cada estágio de suas operações.
Pense bem: ao documentar as atividades que devem ser executadas, você não só organiza as tarefas do dia a dia como tem recursos para acompanhar de perto os resultados, construindo assim uma visão muito mais clara sobre o que funciona melhor em cada situação.
2. Desenvolva conteúdos relevantes
Com os objetivos da estratégia devidamente definidos, chega a hora de pensar na sua produção de conteúdo. A fim de garantir a qualidade necessária para gerar relevância, é preciso definir um calendário editorial, indicando os assuntos que serão trabalhados e com qual periodicidade.
O que você tem que saber desde já é que o público que circula pela internet é extremamente exigente. A escolha das palavras-chave deve, portanto, ser cuidadosamente pensada a fim de trazer relevância. E o conteúdo deve levar em conta os interesses comerciais da loja sim, mas sem perder de vista o principal: conseguir o engajamento da audiência.
Para conseguir isso, nada melhor que diversificar os conteúdos e os formatos que serão empregados na estratégia. Procure explorar a fundo as possibilidades que os recursos multimídia oferecem, analisando com atenção, por exemplo, o emprego não só de fotos como de vídeos.
Com relação aos temas, a recomendação é pensar na utilidade do material para o público. Lembre-se de que, no marketing de conteúdo, o objetivo inicial é atrair a atenção do cliente e se aproximar dele. Depois de estabelecida essa conexão é que se passa para a abordagem comercial, usando para isso as informações obtidas pelas interações do próprio usuário.
3. Aproveite o potencial das mídias sociais
Se a intenção é garantir a presença digital da sua loja, é absolutamente impossível abrir mão da força das redes sociais. Além da audiência em si, que é bastante significativa, pesa a favor desses canais o fato de funcionarem como plataformas de relacionamento. Na prática, isso significa que os canais serão usados não só para divulgação, mas também para entender melhor o comportamento do público e, claro, atender a suas demandas.
A escolha de quais redes usar depende do interesse dos seus clientes. Mas já podemos adiantar: é difícil deixar o Facebook de fora, assim como o Instagram. Em relação à estratégia, além de criar perfis próprios para a loja, analise a possibilidade de fazer mídia paga nesses canais. Afinal, com o aumento da concorrência, fica um pouco mais difícil ter bons resultados sem recorrer aos Ads.
4. Use bem o e-mail marketing
Você acredita em quem diz que o e-mail marketing está com seus dias contatos? Chegou a hora de repensar. Especialmente no caso do e-commerce, trata-se de uma estratégia vital para o aumento das taxas de conversão.
O segredo é trabalhar de forma personalizada. Por isso, antes de abordar o cliente, procure reunir informações que o ajudarão a direcionar as mensagens. Adote também uma ferramenta de automação de marketing para facilitar a execução das tarefas. Para você ter uma ideia, contando com essa ajuda, bastarão alguns cliques para configurar campanhas diferentes, de acordo com o perfil do público.
O principal aqui é a estratégia. Se o cliente já comprou na sua loja, use essa informação para iniciar o relacionamento com o pé direito. Que tal aproveitar o contato para avaliar como foi sua experiência de compra? A oferta de produtos complementares também funciona, bem como ações mais simples, como o envio de mensagens em datas especiais.
5. Invista em marketing de buscadores
Se você ainda tem algum tipo de dúvida sobre a importância dos serviços de busca, precisamos lembrar: eles são a porta de entrada das pessoas na internet. No caso do Brasil, isso significa que temos que garantir uma boa presença no Google, que domina o mercado de pesquisa com quase 100% de participação. A forma mais rápida de se conseguir isso é investindo em links patrocinados.
A configuração dos anúncios deve ser feita no Google AdWords, onde você vai definir se as mensagens aparecerão na Rede de Pesquisa, na Rede de Display (sites parceiros do Google), no YouTube ou no Google Shopping.
Assista ao Escola Responde e veja mais dicas de Google Ads:
6. Conte com a orientação de especialistas
Como as plataformas digitais são bem intuitivas, facilitam bastante a configuração dos anúncios online. Mas não se engane: o uso adequado das técnicas e das ferramentas é essencial para a otimização dos resultados, ok? E ninguém melhor para ajudar nessa missão que uma agência especializada, que, por lidar com isso no dia a dia, tem mais condições técnicas para realizar esse tipo de trabalho.
Esse suporte é fundamental para a execução das ações de mídia digital, também podendo ajudar bastante na orientação estratégica do projeto. O papel do gestor do comércio eletrônico, no caso, é avaliar os resultados e usar seu conhecimento sobre o negócio para turbinar a estratégia!
Agora que você entendeu melhor como as mídias digitais podem ser empregadas na sua loja, que tal curtir nossa página no Facebook para ter acesso a muitos outros conteúdos sobre gestão de e-commerce?