Um levantamento realizado pela empresa AppsFlyer mostra que nosso país foi o maior em número de instalações de aplicativos de comércio eletrônico. Confira os dados.
O Brasil tem se destacado nas vendas online desde que se iniciou a pandemia. Como resultado, o mercado de comércio eletrônico no país, tem se tornado o mais cobiçado ao redor do mundo. Vamos analisar o porquê com números.
Instalações em Android
A empresa de medição de performance de marketing digital AppsFlyer, nos trouxe um dado recente muito interessante.19% dos downloads de apps de e- commerce realizados via Android no mundo, entre janeiro de 2020 e julho de 2021 foram realizados no Brasil.
Downloads em iOS
Já para iOS, tecnologia usada em iPhones, o Brasil foi o segundo maior do mundo, com cerca de 9% das instalações. Ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que tiveram 25% dos downloads, durante o mesmo período.
Quantidade total de apps baixados
Para se ter uma ideia, foram cerca de 750 milhões de aplicativos de e-commerce instalados nos smartphones de todo o Brasil durante o período. Portanto, um total de 4,5 bilhões de downloads na visão mundial.
Sucesso do e-commerce em meio a pandemia
Nem mesmo a gravidade da pandemia conseguiu parar o sucesso dos apps de compras no Brasil. Ou seja, a adaptação do consumidor em comprar online, diretamente pelo seu celular, foi tão grande que nos primeiros sete meses de 2020 houve um crescimento de 23% dos downloads.
Maior aceitação dos brasileiros pelo uso de aplicativos
Marlon Luft, gerente de marketing da AppsFlyer no Brasil, afirma que o dado mostra o quanto o brasileiro se adaptou à nova realidade proposta com a chegada da pandemia. E o mais importante, não estamos falando apenas do consumidor.
O lojista também percebeu a tempo o potencial das vendas por aplicativos. O mais importante foi entender que o canal aumenta a taxa de conversão. “As empresas aqui entenderam isso melhor do que em outros mercados, como no México, por exemplo”, explica Luft.
Investimento em apps
As empresas do Brasil também têm investido em apps. O estudo mostra que nosso país teve o segundo maior gasto do mundo em marketing de aquisição. Ou seja, grande quantidade para atrair usuários para os aplicativos.
O investimento ficou em torno de 674 milhões de dólares. Entre o quarto trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021. Ficando atrás somente dos Estados Unidos, que investiu cerca de 1,8 bilhão de dólares. O Reino Unido aparece em terceiro lugar com uma média de 331 milhões de dólares, por exemplo.
Em conclusão, não é novidade que proporcionar ao seu cliente uma boa experiência no mobile é crucial para as vendas do seu e-commerce. Seu cliente está cada vez mais conectado e o smartphone se tornou indispensável na vida de muita gente.