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Amazon Ads: um guia completo para você começar a anunciar

Para anunciar no Amazon Ads você precisa: acessar a página do Amazon Ads, advertising.amazon.com/, escolher o melhor tipo de campanha dentre as opções, configurar a campanha escolhida e escolher produtos ou palavras-chave para promover no seu anúncio.
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Principais tópicos

A gigante do varejo online, Amazon, foi fundada em 1994 por Jeff Bezos.

No início, suas atividades estavam focadas na venda de livros online, porém, com o passar do tempo, ela foi ampliando a variedade de produtos e hoje, oferece uma gama extensa de itens aos seus consumidores. 

Com um modelo de negócios dinâmico e inovador, a Amazon permite que pessoas físicas e jurídicas se cadastrem na plataforma para vender os seus produtos.

O marketplace com forte presença nacional e internacional é uma excelente oportunidade para negócios que desejam se posicionar estrategicamente no mercado online. 

Neste artigo, você entenderá o que é o Amazon Ads, como ele funciona, os recursos, tipos de anúncios, configurações e outros aspectos relevantes sobre o tema. Acompanhe! 

O que é o Amazon Ads?

O Amazon Ads é a plataforma de publicidade da Amazon.

Por meio dela, as empresas que vendem pelo marketplace conseguem criar anúncios com o propósito de alcançar clientes em potencial no site da Amazon. 

Portanto, trata-se de uma ferramenta que auxilia empresas e pessoas a realizarem anúncios de seus produtos para os clientes que realizam compras na Amazon.

Entre as principais características do Amazon Ads, destacamos a variedade nos formatos de anúncios, a segmentação de alta precisão, a possibilidade de definição de orçamento por campanha e a oferta de relatórios detalhados acerca dos resultados dos anúncios.

Como funciona o Amazon Ads e quem pode usar?

O serviço de publicidade da Amazon permite que os anunciantes promovam suas marcas e produtos de forma dinâmica e personalidade.

Por meio de um sistema de lances e leilões, o usuário cria um anúncio, define o lance máximo que deseja pegar por clique ou por mil impressões. 

Assim, quando o consumidor navega na Amazon ou pesquisa um produto, o sistema decide quais anúncios serão exibidos, considerando variáveis como: 

  • Lance — o valor que o anunciante está disposto a pagar por clique ou mil impressões;
  • Relevância — grau de relevância do anúncio segundo a pesquisa do cliente; e,
  • Desempenho — histórico de cliques e conversões do anúncio

Se o anúncio for selecionado para exibição, o anunciante só paga quando um cliente clicar nele (para anúncios PPC), ou, quando ele for exibido mil vezes (para anúncios CPM).

É importante destacar que todas as pessoas, físicas ou jurídicas que vendem produtos na Amazon, podem acessar os serviços e soluções do Amazon Ads.

Não há custos para inscrição na plataforma, o pagamento só precisa ser feito quando os anúncios são clicados ou exibidos. 

Quais são os recursos disponíveis no Amazon Ads?

Além de diferentes formatos de anúncios, o Amazon Ads oferece uma lista extensa de recursos. A seguir, destacamos alguns dos principais. Conheça! 

Anúncios

Os anúncios são uma solução interessante para empresas que desejam se destacar entre os inúmeros fornecedores atuantes na Amazon. A plataforma conta com diferentes formatos: 

  • Anúncios de produtos patrocinados — estes anúncios aparecem nos resultados de pesquisa da Amazon quando um cliente pesquisa por um determinado produto.
  • Anúncios de marcas patrocinadas — são voltados para marcas e não produtos específicos, quando o consumidor faz uma pesquisa o anúncio exibe o logotipo da marca e links para diferentes produtos disponíveis na loja.
  • Anúncios de vídeo — são exibidos na Amazon em formato de vídeo. 
  • Anúncios gráficos — são exibidos em formato de banners em sites da Amazon e em sites de parceiros.
  • Anúncios de display personalizados — são soluções de anúncios personalizados, direcionados para público específicos.
  • Anúncios de streaming de áudio — são anúncios exibidos em podcasts e outros conteúdos de streaming de áudio.
  • Anúncios de TV conectada — um tipo de anúncio bem específico exibido em dispositivos de TV conectada, como Fire TV, por exemplo.

Segmentação 

Os recursos de segmentação permitem que o anunciante direcione sua campanha para um público, canal, palavra-chave ou dispositivo específico. Entenda! 

  • Segmentação por palavras-chave — os anúncios são segmentados para consumidores que pesquisam por palavras-chave específicas.
  • Segmentação por público — os anúncios são segmentados para clientes com base em seus interesses, dados demográficos e histórico de compras.
  • Segmentação por canais — os anúncios são direcionados para consumidores que visitam canais específicos da Amazon.
  • Segmentação por dispositivo — os anúncios são segmentados conforme o tipo de dispositivo usado pelo cliente para acessar a plataforma, como smartphones ou desktops.

Otimização 

Os recursos de otimização são uma opção interessante para o planejamento das campanhas, do orçamento e gerenciamento das estratégias de anúncio da sua loja na Amazon Ads.

Veja o que a plataforma oferece nesse sentido: 

  • O anunciante consegue definir o valor dos lances, determinando previamente quanto está disposto a pagar por clique ou por mil impressões.
  • O Amazon Ads também permite que o anunciante defina um orçamento limite diário para cada campanha.
  • Na plataforma de anúncio, o usuário consegue acessar informações e relatórios sobre o desempenho dos seus anúncios, como cliques, conversões e impressões.
  • Por meio do simulador de lances, o anunciante consegue estimar o número de cliques e impressões que poderá receber com base em seu lance.
  • O gerenciador de campanhas facilita o processo de gestão das campanhas ativadas, já que eles ficam reunidos em um só lugar.  

Além desses recursos, o anunciante ainda tem acesso ao Amazon Attribution, uma ferramenta que possibilita rastrear o impacto de diferentes canais de marketing nas vendas da sua loja.

O Amazon Marketing Cloud, permite que o anunciante gerencie dados dos seus clientes, criando categorias de público personalizados.

Por fim, vale destacar ainda, o Amazon Media Group, um recurso que oferece soluções de publicidade para marcas que estão buscando alcançar um volume de clientes em escala. 

Quais os tipos de anúncios?

O anunciante do Amazon Ads tem a opção de escolher entre diferentes categorias de anúncios. A seguir, explicamos as características e diferenças entre eles. Acompanhe! 

Anúncios em destaque

Este tipo de anúncio é especialmente recomendado para produtos com alta demanda e alta margem de lucro.

Ele permite usar imagens e vídeos para atrair a atenção dos consumidores e aparecem no topo dos resultados de pesquisa da Amazon. 

Anúncios de display

Os anúncios em display são recomendados para anunciantes que desejam aumentar o reconhecimento da marca, direcionando o tráfego para a sua loja.

É possível usar diferentes formatos de anúncios, como banners, rich media e anúncios em vídeo. 

Os anúncios aparecem em banners nos sites da Amazon e em sites de parceiros.  

Anúncios em vídeo

Os anúncios em vídeo são uma estratégia interessante para empresas que querem contar uma história envolvendo os produtos a própria marca.

É possível usar diferentes formados, como anúncios in-stream, anúncios bumper e anúncios out-stream. Os vídeos aparecem na Amazon. 

Anúncios personalizados

A Amazon oferece ainda opções de anúncios que podem ser personalizados conforme as particularidades de um determinado público.

É interessante para retargeting, upselling e cross-selling. O anunciante pode explorar diferentes formatos, como anúncios em banner, anúncios em vídeo e anúncios de display.

Além desses, vale destacar ainda os anúncios de produtos e marcas patrocinados, de streaming de áudio e te TV conectada: 

  • Anúncios de produtos patrocinados — aparecem nos resultados de pesquisa da Amazon quando um cliente pesquisa um produto.
  • Anúncios de marcas patrocinadas — exibem o logotipo da marca e links para vários produtos da loja.
  • Anúncios de streaming de áudio — são exibidos em podcasts e outros conteúdos de streaming de áudio.
  • Anúncios de TV conectada — são exibidos em dispositivos de TV conectada, como Fire TV.

Amazon DSP — Demand Side Platform

Diferente dos anúncios tradicionais do Amazon Ads, o Amazon DSP vai além da Amazon.com, permitindo veicular anúncios em display, vídeo e áudio:

  • Display — banners em sites e aplicativos de parceiros da Amazon;
  • Vídeo — anúncios in-stream, bumper e out-stream em sites e aplicativos; e,
  • Áudio — anúncios veiculados em podcasts e outros conteúdos de streaming de áudio.

O Amazon DSP é uma opção interessante em razão do amplo alcance e precisão em termos segmentação.

Quando implementado de forma estratégica, ele ajuda a alcançar um público amplo em toda a web, incluindo sites e aplicativos que seu público-alvo frequenta.

Somado a isso, é possível utilizar a segmentação por dados demográficos, interesses, comportamento do consumidor e muito mais para alcançar o público certo.

Os dados de compra da Amazon são utilizados para direcionar anúncios a clientes em potencial com maior probabilidade de se interessar pelos seus produtos.

Além disso, o Amazon DSP permite automatizar a compra de espaço publicitário, tornando o processo mais eficiente e econômico, além de fornecer relatórios detalhados que permitem acompanhar o desempenho das campanhas.

Restrições

Vale destacar que o Amazon DSP nem sempre está disponível para todos os anunciantes. Geralmente, há um requisito de gasto mínimo para poder utilizar a plataforma.  

Ele é uma solução recomendada para empresas que desejam alcançar um público mais amplo, segmentar anúncios para públicos específicos e automatizar a compra de espaço publicitário. 

Como anunciar na Amazon Ads?

Anunciar na Amazon Ads é simples, basta seguir o passo a passo que traremos a seguir.

No entanto, é importante que antes de começar a anunciar você estabeleça uma estratégia de publicidade em seu negócio: defina orçamentos, objetivos e metas.

Esse é um ponto de partida relevante para quem deseja alcançar os melhores resultados. 

Acesse a Amazon Ads

Para começar a anunciar você deve acessar a página da Amazon Ads e realizar o login utilizando a sua conta da Amazon.

Escolha o tipo de campanha

Na interface do Amazon Ads, escolha o tipo de campanha que deseja criar. As opções comuns incluem:

  • Sponsored Products;
  • Sponsored Brands; e,
  • Sponsored Display.

Configure a campanha

Após escolher o tipo de campanha, você será direcionado para a próxima etapa, na qual precisará preencher as informações como:

  • nome da campanha;
  • orçamento diário;
  • data de início e data de término (se aplicável).

Escolha produtos ou palavras-chave

O passo seguinte é selecionar os produtos específicos que você deseja promover ou as palavras-chave relevantes para os quais deseja que seu anúncio seja exibido.

Neste momento, vale fazer uma pesquisa de palavras-chave, a fim escolher termos de alta relevância para o seu público. 

Defina o orçamento e lances

Escolha um orçamento diário para a sua campanha e defina os lances para as palavras-chave ou produtos. Lembre-se que os lances mais altos podem aumentar a visibilidade do seu anúncio.

Crie os anúncios

Caso tenha selecionado a opção “Sponsored Products”, você precisará criar anúncios individuais para cada produto selecionado.

Lembre-se de inserir imagens atraentes e de alta qualidade, títulos e descrições completas.

Configure as opções de segmentação

A etapa seguinte é a configuração das opções de segmentação, incluindo dados como localização geográfica, idade, sexo, interesses.

Essa etapa é fundamental, pois ela permitirá direcionar os anúncios para o público certo. 

Se você ainda não conhece o seu público, é indispensável realizar uma avaliação do seu negócio, traçando o perfil, características e interesses dos seus consumidores. 

Analise e faça ajustes

Antes de ativar a sua campanha na Amazon Ads, revise todas as configurações e verifique se tudo está correto.

Após a ativação, realize um monitoramento de desempenho (cliques, impressões, taxas de conversão, entre outros) e faça ajustes conforme as necessidades.

Lembre-se que, para atingir bons resultados em suas estratégias, é fundamental traçar um plano de ação, com objetivos e metas de publicidade claros.

Caso você tenha dúvidas com relação ao tipo de anúncio mais adequado para o seu negócio, vale a pena consultar a páginas de informações e orientações da Amazon Ads. 

Como acompanhar os resultados?

O Amazon Ads oferece diversos recursos que permitem o acompanhamento dos resultados de suas campanhas.

Essa gestão de desempenho é fundamental para uma avaliação das estratégias e eventual alinhamento do planejamento com publicidade.

Relatórios disponíveis no Amazon Ads

O Amazon Ads oferece opções de relatórios de desempenho, de atribuição e de público.

Nos relatórios de desempenho é possível obter informações sobre o número de cliques, impressões, conversões e vendas geradas por seus anúncios.

Os relatórios de atribuição, permitem avaliar quais canais de marketing estão contribuindo para suas vendas.

Por fim, nos relatórios de público o anunciante pode obter informações sobre o público que está visualizando e clicando em seus anúncios.

Métricas disponíveis no Amazon Ads

As métricas são uma forma de quantificar o desempenho das suas campanhas.

Elas são importantes porque fornecem dados que auxiliam no processo de tomada de decisão, na definição de metas, comunicação do progresso e identificação de tendências.

Conheça as métricas disponíveis no Amazon Ads:

  • Custo por clique (CPC) — representa o quanto você paga cada vez que alguém clica em seu anúncio.
  • Custo por mil impressões (CPM) — indica quanto você paga cada vez que seu anúncio é exibido mil vezes.
  • Taxa de cliques (CTR) — aponta o percentual de usuários que clica em seu anúncio após vê-lo.
  • Taxa de conversão — indica a porcentagem de pessoas que clicam em seu anúncio e concluem o processo de compra. 

Ferramentas disponíveis no Amazon Ads

O anunciante do Amazon Ads tem acesso a ferramentas como o simulador de lances, que permite estimar o número de cliques e impressões que você pode receber com base em seu lance.

Na ferramenta de gerenciador de campanhas, o anunciante consegue manter uma gestão eficiente das suas campanhas ativas, pois elas ficam centralizadas em um único lugar. 

Para obter os melhores resultados utilizando o Google Ads, a dica é que você defina metas claras para as suas campanhas e foque suas estratégias nessas metas.

É importante ter metas antes de iniciar uma campanha, já que isso traz mais clareza e direciona o processo de tomada de decisão. 

Somado a isso, monitore seus resultados regularmente e faça ajustes nas suas campanhas conforme necessário.

O Amazon Ads oferece uma série de recursos e ferramentas que possibilitam otimizar as campanhas e atingir resultados atraentes para o seu negócio.

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