Um estudo realizado pela MindMiners em parceria com a Spark, apresenta alguns dados interessantes sobre a Black Friday 2023, e a expectativa dos consumidores para a data.
Entre as principais informações, temos alguns desejos dos consumidores que foram revelados.
Um exemplo interessante, foi a duração da promoção, que para alguns clientes, deveria ocorrer em mais dias.
Ou seja, para 74% dos entrevistados a Black Friday deveria durar mais tempo.
A verdade é que muitos lojistas já perceberam isso, e costumam adiantar promoções e também estender algumas ofertas até a Cyber Monday (segunda-feira cibernética) em tradução livre.
A estratégia pode ser usada como um diferencial competitivo mais do nunca nos próximos anos.
Confira outros dados interessantes da mesma pesquisa:
Compras são planejadas com antecedência
Estamos em outubro, mas os consumidores costumam pesquisar bem antes quais os produtos que desejam comprar, valores e lojas que pretendem consumir.
O estudo confirma todo esse planejamento, afinal, 32% dos entrevistados afirmam que já estão planejando quais produtos pretendem adquirir na data.
Além disso, 76% das pessoas afirmam que pesquisam as promoções com antecedência para identificar quais delas realmente são verdadeiras.
Toda essa pesquisa também serve para comparar os preços e identificar quais promoções estão atrativas de verdade.
Preferência por compras online
Uma boa notícia para quem vende online! 45% dos consumidores afirmam que preferem comprar em lojas online.
Por isso, mesmo que tenha uma loja física, é importante estar presente nas redes sociais e possuir um e-commerce de qualidade que oferte produtos na data.
Compram presentes para si mesmos
As compras realizadas na data são presentes ou itens de desejo do próprio consumidor?
Segundo a pesquisa, 85% das pessoas costumam comprar presentes para si mesmas na data.
Afinal, é uma ótima oportunidade de adquirir itens de desejos que ficam aguardando praticamente o ano todo para serem comprados.
Mesmo assim, ainda que em uma porcentagem menor, temos aqueles clientes que aproveitam a data para comprar presentes de natal e ano novo adiantados.
Ou seja, utilizam a Black Friday como uma oportunidade para adiantar as compras natalinas e fugir da correria de final de ano.
Portanto, para 56% das pessoas, a data é sinônimo de economia de tempo e dinheiro. É a oportunidade perfeita para encontrar presentes antes de todos e ainda não gastar muito.
Depositam confiança em influenciadores
Outro dado interessante do estudo, é que 64% dos entrevistados, afirmam que possuem um alto nível de confiança nos influenciadores que acompanham.
Ou seja, eles confiam e levam em consideração as dicas deles para realizarem suas compras da Black.
Mas engana-se quem pensa que apenas a indicação basta para a realização das compras.
A verdade é que 73% das pessoas avisam que sempre procuram saber mais sobre produtos ou marcas recomendados.
Fazem uma espécie de investigação minuciosa, antes da compra.
Categorias de produtos mais vendidos na data
O estudo também analisou quais produtos costumam ser mais vendidos na data. O top 5 ficou da seguinte forma:
- Eletrônicos com 58%;
- Vestuário e acessórios com 56%;
- Eletrodomésticos com 43%;
- Itens de beleza e cuidados pessoais com 40%;
- Livros com 31%.
Como podemos ver, a data passou a ser uma tradição no país.
Dessa forma, milhares de pessoas esperam pela data por diversos motivos, mas independente de qual seja, ele, todos podem se tornar uma oportunidade de venda para a sua empresa.
Ainda não preparou a sua loja para a Black Friday 2023?
Não precisa se desesperar, pois temos aqui um e-book completo com as melhores dicas para fazer dessa, a sua Black das Blacks!
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