Quais meios de pagamento sua empresa oferece? Mapear as preferência dos consumidores é essencial para não perder vendas no e-commerce.
Pensando nisso, o The Global Payments Report 2023, (levantamento da Worldpay) revela um estudo sobre meios de pagamento.
A análise abrangeu 40 países e cinco continentes e mostrou quais são as tendências do quesito pagamento.
Pix continua sendo tendência no país
No Brasil, o Pix continua em alta e, ao que tudo indica, será o protagonista dos próximos anos.
Para se ter uma ideia, entre os anos de 2021 e 2022 o meio de pagamento cresceu cerca de 123%.
Quanto ao valor arrecadado, a modalidade de pagamento instantânea do Banco Central, conseguiu incríveis 472 bilhões de reais (dados referente ao mesmo período).
Projeção para os próximos anos
Pensando no futuro, as projeções são animadoras para os lojistas que já se renderam ao novo meio de pagamento.
Em vigor desde 2020 o Pix chegou de forma tímida no país.
No início do seu funcionado, a novidade representava apenas 12% das transações nacionais, (dados referente ao ano de 2021).
Agora, uma projeção mostra que até 2026 os pagamentos via Pix serão responsáveis por
35% dos pagamentos do e-commerce.
Facilidade de uso explica o sucesso
Com o passar do anos, é natural que algumas coisas caiam de desuso.
Com a chegada do Pix a facilidade, agilidade, custo zero e segurança que ele trouxe, fez muitos brasileiros se renderam ao novo meio de pagamento.
Em novembro de 2022, por exemplo, cerca de 788 instituições já estavam usando a novidade.
O que inclui fintechs, cooperativas, bancos, financeiras e instituições de pagamento espalhadas pelo Brasil.
Portanto, o Pix tem se consolidado cada vez mais no Brasil e essa mudança de comportamento do consumidor já reflete no uso do boleto bancário.
Em 2021, por exemplo, 11% da população ainda utilizava o meio de pagamento.
Já em 2022 apenas 3% ainda usam o boleto como principal forma de pagamento de suas compras.
Confira agora a lista dos meios de pagamento mapeados na pesquisa.
- Cartão de crédito em primeiro lugar;
- Cartão de débito logo em seguida, ocupando a segunda posição;
- Pagamentos instantâneos (como Pix) em terceiro lugar da lista;
- Pagamento em dinheiro ficou na quarta posição;
- Carteiras digitais surgem logo em seguida, em quinto lugar;
- Buy Now Pay Later (modalidade “compre agora, pague depois” em sexto;
- Criptomoedas ocupando o último lugar da lista.
Teremos novidades para os próximos anos?
Engana-se quem acredita que as inovações de pagamento irão estacionar com a chegada do Pix.
Na realidade, é bem provável que nos próximos anos, pagamentos por carteiras digitais e criptomoedas comecem a se popularizar um pouco mais.
Conforme a mesma pesquisa,as carteiras digitais, por exemplo, também estão crescendo no Brasil e se tornando mais relevantes com o passar do tempo.
Em 2021, por exemplo, elas totalizaram 18% da preferência dos consumidores e tiveram cerca de 8% de participação nas transações nacionais.
Ao analisar, o resultado foi quase o dobro quando comparado com o ano anterior à pesquisa.
Tendências de pagamento de outros países
Na América Latina, os cartões de crédito continuam sendo os mais usados pela população, cerca de 35%.
Porém, os pagamentos instantâneos do tipo A2A estão crescendo e já representam 15% das transações. As carteiras digitais já performam em 21%.
Na Índia, por exemplo, os pagamentos em tempo real já representam 19% das transações realizadas no e-commerce.
Mas se analisarmos o Reino Unido, esse tipo de pagamento não é tão popular, representando assim, apenas 9% das transações.
As carteiras digitais são as promessas do futuro e já representam 49% das transações no e-commerce mundial.
A China, por exemplo, é líder neste segmento. Afinal, 81% das compras realizadas no e-commerce no país, são pagos por carteiras digitais.
Já nos Estados Unidos, o pagamento das compras se divide entre cartão de crédito e carteiras digitais, sendo 30% e 32%, respectivamente.
Já a modalidade Buy Now Pay Later “Compre agora, pague depois” deve crescer no âmbito mundial em torno 6% até 2026.
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